Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 26.09.18 - 19h37

Pessoas idosas recebem certificados de conclusão de cursos de tecnologia

img_alt

Nos últimos quatro anos, cerca de 400 idosos foram beneficiadas com as aulas de noções básicas de informática oferecidas pelo Projeto Navegar é Preciso, da Prefeitura do Recife. (Foto: Inaldo Lins/PCR)

 

 

Oitenta e quatro pessoas idosas receberam, nesta quarta-feira (26), certificados de conclusão dos cursos de tecnologia do Projeto Navegar é Preciso, da Prefeitura do Recife. A cerimônia de certificação aconteceu no Centro de Tecnologia, Educação e Cidadania (Cetec), na Soledade, que também foi palco de apresentações culturais de grupos de convivência de idosos da cidade.

O projeto voltado à inclusão digital da pessoa idosa começou a ser desenvolvido em 2014 pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos do Recife (SDSJPDDH) e pela Secretaria Municipal de Educação. Cerca de 400 pessoas idosas já foram beneficiadas com as aulas de noções básicas de informática, que são divididas em três módulos: internet e redes sociais; edição de texto e apresentação, e planilhas eletrônicas.

Por seis meses, os 84 concluintes desta quarta tiveram aulas, duas vezes na semana, na Unidade de Tecnologia na Educação e Cidadania (Utec) Nóbrega, que funciona no Cetec, na Utec Alto Santa Terezinha, que fica no Centro Comunitário da Paz (Compaz) Eduardo Campos, e na Utec Cristiano Donato, na Boa Vista.

Uma das concluintes que recebeu o certificado nesta quarta foi a dona de casa Adail Lima, coordenadora do grupo Centro de Vivência Cristã, do Alto do Eucalipto, que disse ter aprendido muita coisa nas aulas e espera continuar aprendendo. “Eu me achava analfabeta em matéria de tecnologia, mas o curso abriu muito a minha cabeça. Agora sei mandar e-mail e até fazer planilha no Excel. Tô usando o que aprendi no curso para fazer as planilhas dos meus gastos e dos gastos do grupo de convivência de idosos que coordeno”, orgulha-se a aposentada.

A secretária de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos do Recife, Ana Rita Suassuna, destacou a importância da inclusão digital da pessoa idosa. “As pessoas idosas não podem mais ficar de fora das novas tecnologias. A inclusão digital é muito importante para quebrar o isolamento que é comum entre as pessoas idosas. Isso as fortalece para que consigam estar no mesmo espaço dos jovens. Vocês são vitoriosos e estão de parabéns por não terem se acomodado e nem terem vergonha de querer aprender. A conquista é de vocês”, afirmou a gestora.

A professora Luciana Farias, da Utec Nóbrega, incentivou os idosos presentes a continuarem estudando. “O tempo da vovó na cadeira de balanço já era. Agora é o tempo da vovó no Facebook e onde vocês mais quiserem. Continuem aprendendo”, estimulou a docente.

O professor Francisco Luiz dos Santos, diretor-executivo de Tecnologia na Educação do Recife, lembrou que este ano o projeto recebeu cerca de R$ 220 mil de doação do Facebook, que foi investido, entre outras coisas, na descentralização do projeto. Antes, as aulas aconteciam apenas na Utec Nóbrega, e agora acontecem em mais duasunidades de tecnologia.O aporte financeiro da empresa também possibilitou a aquisição de fardamento e material didático. “Quero agradecer a todos que fizeram esse projeto e colaboraram para que ele fosse ampliado. Pretendemos ampliar ainda mais essa parceria da Seduc com a SDSJPDDH, além do apoio do Facebook, que nos ajudou ainda mais. Também quero parabenizar todos vocês que concluíram os cursos, mostrando que não existe idade para aprender”.

Quem tiver interesse em se inscrever na lista de esperar para as próximas turmas do Navegar é Preciso pode ligar para o telefone da Gerência da Pessoa Idosa do Recife: 3355-8534.


DIA DA PESSOA IDOSA
 – Para comemorar o Dia Internacional da Pessoa Idosa, celebrado na próxima segunda-feira (1°), a Prefeitura do Recife, a Universidade Católica de Pernambuco e o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (Comdir) promovem uma série de atividades na próxima sexta (28) e na segunda-feira. Na manhã da sexta, das 8h às 12h, serão realizadas palestras sobre diversas questões ligadas ao envelhecimento, garantia de direitos, saúde mental e espiritualidade no evento “Vivas para velhice”, no primeiro andar do bloco G da Católica, no auditório G1.

Na tarde da sexta, das 14h às 17h, será exibido o filme “Alguém tem que ceder”, seguido de debate e corte do bolo “Vivas para Velhice”. O cine debate será no primeiro andar do bloco G da Unicap, no auditório G2.

Já na manhã da segunda-feira, das 8h30 às 12h30, a PCR e a Católica realizam uma Feira de Cidadania e Serviços da Pessoa Idosa, com o objetivo de proporcionar lazer, bem estar, entretenimento e cuidados para as Pessoas Idosas, na perspectiva do fortalecimento da autoestima e empoderamento dessas pessoas como sujeitos de direitos. A ação acontecerá no hall do bloco A da Universidade Católica, onde a PCR, junto com parceiros públicos e privados, vai oferecer serviços de beleza, saúde, jogos, atividades aeróbicas, exposições, artesanatos, oficinas e atividades culturais.