Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 28.09.18 - 17h48

Estudantes da Escola Nadir Colaço representam o Recife em feira de ciências no Paraguai

img_alt

Os alunos vão apresentar o projeto com uso do piano de garrafas como recurso pedagógico para a aprendizagem musical. (Foto: Inaldo Lins/PCR

 

Nesta sexta-feira (28 de setembro), três estudantes da Escola Municipal de Tempo Integral Nadir Colaço (Casa Amarela) foram recebidos na Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Educadores do Recife Professor Paulo Freire - EFER, na Madalena, pelo Diretor-executivo de Gestão Pedagógica Rogério Moraes, para receber os passaportes que irão utilizar em viagem internacional para o Paraguai em outubro. Os estudantes vão representar a rede de ensino do Recife na Feira Internacional de Ciências e Tecnologias – CIENCAP, em Assunção.

Entre os dias 1 e 5 de outubro, os alunos Rhudá Vinicius Santos (14), Cássia Christine de Souza (16) e Danielle da Silva (14), orientados pela professora orientadoraVanderlea de Oliveira irão apresentar o projeto “Piano de Garrafas: uma ideia sustentável para o meio ambiente”. O projeto tem como objetivos demonstrar a utilidade didática da confecção e uso do piano de garrafas como recurso pedagógico para a aprendizagem musical e científica no Ensino Fundamental e incentivar a reutilização de materiais e a preservação do Meio Ambiente.

“O trabalho vem desde 2016 e surgiu com a paixão dos alunos por música e pela curiosidade de como as notas soavam mais graves ou menos graves, com o desejo também de proteger o meio ambiente. Com a ajuda de outros professores e muita pesquisa realizada pelos próprios estudantes chegamos ao nosso projeto hoje. Os alunos estão muito bem preparados e ansiosos para mais essa empreitada”, contou Vanderlea, professora de Língua Portuguesa.

Na ocasião os alunos também receberam Kits para a viagem, como mochila, casaco, etc. Em conversa, Rogério Moraes lembrou que o mérito das conquistas são dos próprios alunos. “Eles conquistaram tudo isso. É por toda a dedicação e estudo que eles estão indo representar nossa rede. O nosso trabalho é dar oportunidades e faze-los entender que podem realizar o que quiserem desde que eles acreditem e se esforcem”, declarou.

O ano de 2018 marcou a estreia da rede municipal de ensino em eventos internacionais de ciências. Desde 2013, a Secretaria de Educação do Recife vem investindo na formação dos estudantes com projetos pedagógicos que estimulam o pensamento crítico como o MenteInovadora, Robótica na Escola e no incentivo à produção de material científico. Como resultado, a produção da rede cresceu exponencialmente e, no total, 30 estudantes conseguiram o feito inédito de conquistar vagas para apresentar seus trabalhos em 2018 e 2019 em cinco países: México, Chile, Colômbia, Paraguai e Abu Dhabi.