Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Esportes | 01.10.18 - 01h04

Jogos Escolares do Recife 2018 começam em 22 de outubro

img_alt

Cerimônia de abertura do evento reuniu centenas de alunos da rede municipal de ensino do Recife, na tarde desta sexta (28). (Foto: Cortesia)

 

Estudantes da rede municipal de ensino do Recife participaram, na tarde desta sexta-feira (28), da cerimônia de abertura dos Jogos Escolares do Recife 2018. Com direito a desfile das escolas, execução do hino nacional, juramento e acendimento da pira, o evento aconteceu na quadra do Sport Club do Recife, na Ilha do Retiro, e marcou o lançamento oficial dos Jogos, que este ano acontecerão de 22 de outubro a 6 de dezembro.

Mais de 1.200 alunos já garantiram presença na competição, realizada pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, e voltada para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. “Esse é o segundo ano da retomada dos Jogos Escolares do Recife 2018, que têm uma importância imensa, porque garantem vaga para os Jogos Escolares de Pernambuco (JEPs). O número de participantes vem crescendo sempre, comprovando o interesse dos alunos”, afirma a secretária de Turismo, Esportes e Lazer do Recife, Ana Paula Vilaça.

O objetivo é estimular a prática desportiva entre os alunos da rede municipal e a integração das unidades de ensino.  “Esse é mais um momento feliz para o esporte na nossa cidade. Cuidamos dos jogos com muito carinho e atenção, envolvendo toda nossa equipe. O resultado é que este ano batemos o recorde de inscrições”, acrescenta a secretária executiva de Esportes do Recife, Yane Marques.

O juramento e o acendimento da pira foram feitos pelo estudante Gabriel Souza, da Escola Municipal São Cristóvão, campeão dos jogos do ano passado na modalidade arremesso de dardo. “Estou na final dos JEPs, que acontece daqui a duas semanas. E vou disputar os jogos municipais no dardo e nas corridas de 75 e 1000 metros. Faço parte do programa Recife Esportes de Rendimento, no Parque da Macaxeira, e sinto que estou melhorando muito”, disse.

Os Jogos Escolares do Recife reunirão alunos de 29 escolas municipais, com idade entre 9 e 17 anos. Fruto de parceria das secretarias municipais de Turismo, Esportes e Lazer e de Educação, o evento terá Basquete, Voleibol, Futsal, Handebol como modalidades coletivas e Atletismo, Natação, Badminton e Luta Olímpica na lista de modalidades individuais. O secretário executivo de Esportes do Governo do Estado, Diego Perez, prestigiou a abertura. “O resultado da dedicação ao esporte é o respeito pela escola, pelo técnico, pelas regras. Tenho certeza de que os participantes dos Jogos serão vencedores nas quadras e na vida”, ressaltou.