Secretaria de Política Urbana e Licenciamento

NOTÍCIAS

Mobilidade | 04.10.18 - 16h13

Novos banheiros do Mercado da Encruzilhada começam a ser entregues à população

img_alt

A partir desta quinta-feira (4), o banheiro masculino estará aberto ao público. O feminino está em reforma e será entregue até o fim do ano (Foto: Inaldo Lins/PCR)

 

 A Prefeitura do Recife continua trabalhando para melhorar os mercados públicos da cidade. Agora, os banheiros do Mercado da Encruzilhada estão no foco das ações: as cabines masculinas foram entregues nesta quinta-feira (4), depois de uma grande reforma. Além de ser acessível, ele tem trocador de bebês e ganhou quatro novos mictórios. A segunda etapa da melhoria é a requalificação dos sanitários femininos, que serão entregues até dezembro. A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano, por meio da Autarquia de Serviços Urbanos do Recife (Csurb), e a loja Ferreira Costa, que forneceu todo o material de construção. O objetivo é dar mais conforto aos clientes e permissionários do mercado.

Quando for completamente concluída, a reforma terá trocado toda a instalação hidráulica dos banheiros, os revestimento, pias e vasos sanitários. Também estão sendo instalados trocadores infantis nos banheiros masculino e feminino. A gerente geral de Projetos da Csurb, Ana Paula Lins, explica como a obra foi programada. “A primeira fase foi a intervenção no banheiro masculino, concluída agora. Os banheiros femininos já começaram a ser reformados e devem ser entregues até dezembro. Precisamos reformar um de cada vez para continuar a atender a demanda do equipamento, cada vez mais crescente”, comenta. Ela lembra que os frequentadores continuarão a usar os banheiros gratuitamente. Enquanto as cabines das mulheres estão sendo reformadas, elas devem utilizar o sanitário masculino, já eles devem usar um banheiro localizado na área de eventos do mercado.

Para a presidente da Csurb, Berenice Andrade Lima, a reforma faz parte de um pacote de ações elaboradas com o objetivo de atrair ainda mais a população aos mercados. “Nós temos trabalhado para lembrar ao recifense que os mercados fazem parte da tradição e do dia a dia da cidade. Além da reforma que está em andamento, a inauguração dos novos boxes e iniciativas como o Viva o Mercado tem se mostrado eficientes nesse sentido”, finaliza.

Além dos banheiros masculino e feminino, sete boxes de serviços de costura, sapateiro e itens de telefonia, localizados na parte externa do mercado, também vão ser requalificados pela Csurb. Eles vão ter novos revestimentos, cobertas e a parte elétrica trocadas.

NOVOS BOXES - Em novembro, foi inaugurada a nova alameda de alimentação, com três novos boxes no Mercado da Encruzilhada. Os novos empreendimentos são: padaria e pizzaria, pastelaria e um bar com cervejas artesanais e uma beer cave. Essa é mais uma ação da Prefeitura do Recife, por meio da Autarquia de Serviços Urbanos (Csurb), para atrair o público e melhorar a experiência do recifense com os mercados públicos. Desde 2014, foram investidos mais de R$ 530 mil na melhoria do equipamento. A abertura dos novos empreendimentos foi possível graças a um ordenamento feito no interior do mercado. A Csurb tem trabalhado para promover uma ampla requalificação dos mercados públicos da cidade. O Mercado da Encruzilhada recebeu nova pintura em toda a fachada, em parceria com a Iquine, além de ter os banheiros externos totalmente reestruturados.