Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 19.10.18 - 18h02

Últimos dias do 23º Festival de Dança do Recife

img_alt

De hoje (19) até domingo (21), programação montada pela Prefeitura do Recife, e iniciada desde o último dia 12, oferecerá mais 10 espetáculos, duas mostras de coreografia, com 18 números, além de Batalha de Hip Hop, no Compaz Eduardo Campos (Foto: Daniel Tavares/PCR)

 

Em cartaz desde o último dia 12 de outubro, o 23º Festival de Dança do Recife entra em sua reta final. E a cidade terá mais um fim de semana dedicado à dança, em suas mais variadas escolas. De hoje (19) até o encerramento do Festival, no domingo (21), serão oferecidos mais 10 espetáculos, duas mostras de coreografia, com mais de 18 números, além da Batalha de Hip Hop, que tomará conta do Compaz Eduardo Campos, no Alto de Santa Terezinha, neste fim de semana.

Na noite de hoje, o primeiro compromisso dos recifenses com a dança é o espetáculo (...) Nexo, da Cia Aérea de Dança, do Rio de Janeiro, que será realizado às 19h, no Teatro de Santa Isabel, traduzindo em movimentos uma narrativa sobre relacionamentos, desilusões, encontros e desencontros amorosos, dor e paixão. A direção e a coreografia são de João Carlos Ramos. Os intérpretes são João Carlos Ramos e Priscila Mendes. O figurino é da ArtnaEsfera, de Tania Reis e Wolnei Macena. A luz é de Gil Santos.

Às 20h, no Teatro Apolo, o Studio Viegas, de Pernambuco, apresenta o espetáculo Entre Passos e Sombrinhas, com direção de Junior Viégas, coreografia de Bhrunno Henryque, figurinos de Djalma Rabelo e direção de arte de Tarciana Araújo. Os bailarinos são: Arylson Matheus, Jonathan Carneiro, Junior Souza, Moisés Jerffeson, Gabriela Carvalho, Fiia Cachinhos e Stephanny Santiago.

Também às 20h, o Compaz Eduardo Campos recebe o espetáculo Valdeck Farias 35 anos (PE), seguido do Bailinho com DJ BIG, às 21h.

No Hermilo Borba Filho também tem programação às 21h. O teatro recebe o recifense Acupe Grupo de Dança, que apresentará o espetáculo Banquete de Amor e Falta, um mergulho na poesia, que é alicerce para a linguagem do corpo, traduzindo o encantamento, o sagrado, o profano, o afeto, a agonia, os medos, as ausências e transformações que cabem numa vida. A criação e direção são de Paulo Henrique Ferreira. A dramaturgia leva a assinatura de Flávia Gomes. Os intérpretes e criadores são: Anne Costa, Henrique Braz, Jadson Mendes, Silas Samarky e Valéria Barros. A direção de arte é de Marcondes Lima. Luciana Raposo é a designer de luz e a trilha sonora foi preparada por Divan Gattamorta.

Batalha de Hip Hop - No fim de semana que encerra o Festival, no sábado 20 e no domingo 21, o Compaz Eduardo Campos recebe uma batalha de hip hop, das 14h às 21h e das 10h às 21h, respectivamente. Ao todo, 32 equipes participarão das disputas, que contarão também com apresentações dos DJs Stanley e Nildo Rufino e dos  MCs FabGirl e Dom Pablo. O Ginga B´Boys e B´Girls 2018 é uma realização da Associação Metropolitana de Hip Hop em Pernambuco. 

A programação do sábado contará ainda com: mostras de coreografias no Santa Isabel e no Barreto Júnior; Espetáculo Respeita Januária (PE), no Hermilo; Festival de Dança Brasílica e espetáculo Despertar Celebração - O Canto do Guerreiro Tuxau, do Balé Popular do Recife (PE), no Luiz Mendonça.

O domingo encerra a programação do 23º Festival de Dança do Recife com os derradeiros espetáculos: Em Comum, da Cia dos Homens (PE), no Santa Isabel; Ensamble, do Grupo Folclórico Stavbar (Eslováquia), no Apolo; Retomada, do Grupo Totem (PE), no Hermilo Borba Filho; e O Diário das Frutas, da Cais. Cia de Dança (PE), no Luiz Mendonça. Os espetáculos custam R$ 10 e R$ 5 (meia). Os ingressos serão vendidos na bilheteria de cada teatro.

Ontem – No sétimo dia de programação do 23º Festival de Dança do Recife, a programação foi intensa na noite de ontem, com mostra de coreografias na Escola Ana Rita Lessa, no Jordão, e três espetáculos, em três diferentes teatros da cidade: Magna, da Cia Mestiça, no Teatro de Santa Isabel; Pipando – Onde Dormem os Pássaros, do Núcleo Pedro Costa (SP); e o solo Brutos que Respiram, de Henrique Lima.

O público prestigiou e aprovou a programação, oferecida pela Prefeitura do Recife. “A arte oferece sempre experiências muito enriquecedoras. Sou professor de educação física e convidei vários alunos para o Festival. Assim como estimulo eles a lerem. Conhecimento e arte nos tornam pessoas melhores”, disse Sérgio Rufino.

A bailarina Mariangela Valença, 45 anos, celebrou a diversidade da programação e o fomento à dança e à cultura produzida na cidade que o Festival representa. “Se as pessoas vão se identificar mais com um ou com outro espetáculo, isso não é o mais importante. O que acho louvável é a quantidade de espetáculos que estão sendo oferecidos a preços populares”, disse.

 

23º FESTIVAL DE DANÇA DO RECIFE

De 12 a 21 de outubro

 

 

ESPETÁCULOS 

 

DIA 19 (SEXTA-FEIRA)

Teatro de Santa Isabel - Espetáculo (...) Nexo, da Cia Área de Dança (RJ), às 19h

Teatro Apolo - Espetáculo Entre Passos e Sombrinhas, do Studio Viegas (PE), às 20h

Teatro Hermilo Borba Filho - Espetáculo Banquete de Amor e Falta, do Acupe Grupo de Dança (PE), às 21h

Compaz Eduardo Campos, no Alto de Santa Terezinha - Espetáculo Valdeck Farias 35 anos (PE), às 20h, e Bailinho com DJ BIG, às 21h

 

DIA 20 (SÁBADO)

Teatro de Santa Isabel - Mostra de Coreografias: Ballet Simome Monteiro (PE); Studio Viegas (PE); Ballet Gonzales (PE); Gesttus Grupo de Dança (PE); Ballet Claudia São Bento (PE); Gesttus Grupo deDança (PE); Stavbar (Eslováquia); Studio de Danças (PE); Bacnaré (PE); Babi Johari (PE); Pantomina (PE); Revue Musical, apresentação de conclusão da oficina ministrada por Markus Jastraunig  e Carla Weissmann (Viena-Áustria), com participação dos alunos da oficina, às 19h

Teatro Hermilo Borba Filho - Espetáculo Respeita Januária (PE), às 21h15

Teatro Barreto Júnior - Mostra de Coreografias: Grupo Pulsante (PE); Academia Angela Botelho (PE); Venícius Passos (PE); Cia Trupe Toe de Sapateado Marina Cora (SC); Bianca Moreno Sapateado (PE); Cia Pernambucana de Sapateado (Luciano Oliveira); Studio Sinara Cataline (Caruaru), às 18h

Teatro Luiz Mendonça - Festival de Dança Brasílica, às 16h, e Espetáculo Despertar Celebração - O Canto do Guerreiro Tuxau, do Balé Popular do Recife (PE), às 18h

Compaz Eduardo Campos, no Alto de Santa Terezinha - Batalha de Hip Hop, das 14h às 21h, com apresentação do Brasil Style Bgirl (DF)

 

DIA 21 (DOMINGO)

Teatro de Santa Isabel - Espetáculo Em Comum, da Cia dos Homens (PE), às 20h

Teatro Apolo - Espetáculo Ensamble, do Grupo Folclórico Stavbar (Eslováquia), às 18h

Teatro Hermilo Borba Filho - Espetáculo Retomada, do Grupo Totem (PE), às 19h

Teatro Luiz Mendonça - Espetáculo O Diário das Frutas, da Cais. Cia de Dança (PE), às 19h

Compaz Eduardo Campos, no Alto de Santa Terezinha - Batalha de Hip Hop, das 10h às 21h, com apresentação do Brasil Style Bgirl (DF)