Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 19.10.18 - 18h16

Fim de semana recifense com dança, artes visuais, passeios e educação ambiental

img_alt

A programação preparada pela Prefeitura do Recife para o fim de semana já começa hoje (19), com os espetáculos do 23º Festival de Dança do Recife. E segue até domingo (21), com mais dança em vários teatros da cidade, exposições gratuitas em museus e atividades ambientais (Foto: Divulgação)

 

No fim de semana em que o 23º Festival de Dança do Recife se despede da cidade, todos os caminhos levam à dança. De hoje (19) até domingo (21), serão apresentados mais 10 espetáculos e duas mostras de coreografia em vários teatros da cidade, além da Batalha de Hip Hop, que tomará conta do Compaz Eduardo Campos. Na programação preparada pela Prefeitura do Recife para garantir o passeio do fim de semana tem ainda exposições gratuitas no MAMAM, no Museu Murillo La Greca e no Museu da Cidade do Recife. Além disso, vai ter arrastão de frevo em San Martim, promovido pelo Paço do Frevo, passeio gratuito de catamarã e a pé, oferecidos pelo Olha! Recife, e a infalível programação verde no Jardim Botânico do Recife e no Econúcleo da Jaqueira.
 
Para quem ainda não viu nada e para quem quer ver de novo, o 23º Festival de Dança do Recife, iniciativa da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, tem espetáculo gratuito e espetáculo pago, dentro dos teatros e a céu aberto neste fim de semana. Hoje, às 19h, no Teatro de Santa Isabel, será apresentado o espetáculo (...) Nexo, da carioca Cia Área de Dança. A partir das 20h, O Teatro Apolo receberá Entre Passos e Sombrinhas, do grupo pernambucano Studio Viegas. No Teatro Hermilo Borba Filho, às 21h, o público vai conferir o Banquete de Amor e Falta do Acupe Grupo de Dança (PE); já no Compaz Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha, o espetáculo Valdeck farias 35 anos (PE) será apresentado às 20h, seguido de Bailinho com DJ Big, às 21h.
 
No sábado (20), a partir das 18h, tem mostra de coreografias no Barreto Júnior, às 18h, e no Santa Isabel, às 19h, com diversos grupos pernambucanos e até internacionais. Já o Teatro Luiz Mendonça apresentará o Festival de Dança Brasílica, às 16h, e o Espetáculo Despertar Celebração - O Canto do Guerreiro Tuxau, do Balé Popular do Recife (PE), às 18h. No Compaz Eduardo Campos, haverá Batalha de Hip Hop, das 14h às 21h, com apresentação do Brasil Style Bgirl (DF). Por fim, o Teatro Hermilo Borba Filho apresenta o Repeita Januária, às 21h15.
 
No domingo (20), o Teatro Apolo recebe o Ensamble, do Grupo Folclórico Stavbar (Eslováquia), às 18h. Às 19h, no Teatro Hermilo Borba Filho, a atração será o espetáculo Retomada, do Grupo Totem (PE). Também às 19h, será oferecido O Diário das Frutas, da Cais. Cia de Dança (PE), no Luiz Mendonça. Enquanto isso, no Alto de Santa Isabel, o Compaz Eduardo Campos recebe, das 10h às 21h, o derradeiro dia da Batalha de Hip Hop, com apresentação do Brasil Style Bgirl (DF). A programação da 23ª edição do Festival de Dança do Recife encerra onde começou: no Teatro de Santa Isabel, com o espetáculo Em Comum, da Cia dos Homens (PE), às 20h.
 
Para quem prefere as artes visuais, está em cartaz no Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (MAMAM) a mostra gratuita Autopoese, do artista visual, cineasta, compositor, músico, ator e poeta Alexandre Dacosta. A exposição conta com vasto acervo, que transita, conceitualmente, entre o poema-objeto, a poesia gráfica e o vídeo. O museu funciona das 13h às 17h nos sábados e domingos. Informações: (81) 3355-6871.
 
Os fãs de história podem fazer uma visita ao Museu da Cidade do Recife, dentro do Forte das Cinco Pontas.  Está em cartaz a exposição Cinco Pontas, que reúne gravuras originais do período holandês,desenhos de Frans Post, mapas históricos, fotografias, textos, achados arqueológicos feitos no interior do prédio (balas, cachimbos, conchas) e objetos de demolição da Igreja dos Martírios. A mostra, que reforça a candidatura do museu a patrimônio da Unesco, conta ainda com animações e vídeo-aulas. O equipamento abrirá normalmente neste sábado, das 9h às 17h. O público poderá ainda participar da atividade O Forte e o Tempo, partilhando o desafio de construir o seu próprio forte. A entrada é gratuita. Informações: (81) 3355-9540.
 
PAÇO DO FREVO - O Paço do Frevo atingiu a marca histórica de 500 mil visitantes, no dia 18 de setembro de 2018. Para comemorar, a visitante de número 500 mil, Carla Juliana Oliveira, foi homenageada com diversos presentes especiais como o direito a acesso gratuito ao centro cultural por um período de um ano, ecobag e kit do Paço do Frevo com voucher para o Malakoff Café e a Me Poupe Loja Colaborativa do museu, além de uma edição do Arrastão de Frevo, cortejo liderado por orquestras e agremiações, especial para ela. O arrastão será realizado neste sábado (20/10), às 10h, pelo Clube Carnavalesco Misto Bola de Ouro, no bairro de San Martin, onde a ganhadora reside. Informações: http://www.pacodofrevo.org.br/programacao.
 
MEIO AMBIENTE – Também no sábado, no Jardim Botânico do Recife, a ordem é celebrar o verde. Vai ter trilha pela Mata Atlântica às 9h30, além de visita aos jardins de cactos e ao jardim. A trilha se encerra com uma visita ao orquidário que abriga um acervo científico com mais de 250 espécies de orquídeas catalogadas e registradas.
 
A diversão continua no domingo (21), com a oficina de percussão corporal. A atividade, direcionada a pessoas de todas as idades, começa às 11h e vai convidar os participantes a (re)produzir os sons da natureza usando somente seu corpo. No mesmo dia, haverá palestra sobre Jardinagem e sua importância social na geração de emprego e renda. A atividade, que faz parte da Semana Municipal de Ciência e Tecnologia, vai rolar a partir das 10h e é gratuita. Para participar, basta chegar com antecedência e garantir uma das 30 vagas.
 
No Econúcleo Jaqueira, os visitantes poderão conhecer mais sobre cultivo de plantas, conservação e seu uso na culinária e artesanato, das 9h às 12h. No mesmo dia, os visitantes também poderão conferir a esquete teatral “O monstro do esgoto” apresentada pelo grupo Luau-Proativa. O espetáculo, direcionado a públicos de todas as idades, abordará os temas de poluição das águas, descarte correto dos resíduos sólidos e sustentabilidade. A atividade também é gratuita e tem início às 15h30.
 
No domingo (21), o Econúcleo Jaqueira abre suas portas para quem quiser participar da oficina de hortas caseiras com trilha ambiental, a partir das 10h. A atividade mostra as técnicas de plantio e como usar materiais recicláveis para realizá-lo em casa, desde o cultivo da semente até o desenvolvimento da planta. Após a prática, os participantes fazem uma breve caminhada entre as árvores conhecendo as espécies.