Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 08.05.19 - 14h54

Recife, Fortaleza, Salvador e Maceió se articulam para prevenir homicídios de adolescentes e jovens

 

Profissionais discutem uma agenda comum nestas quinta e sexta-feira na capital cearense

Nestas quinta e sexta-feira (09 e 10), em Fortaleza, gestores de políticas públicas de juventude, de capitais do Nordeste, discutem iniciativas para a criação de uma agenda comum entre Recife, Fortaleza, Salvador e Maceió com a proposta de implantar ações de prevenção de homicídio de adolescentes e jovens. As secretárias de Juventude, Camila Barros, e de Assistência Social, Geruza Felizardo, além do gerente da Criança e Adolescente, Eduardo Paysandu, representam a Prefeitura do Recife no evento. O encontro é resultado de reunião realizada no mês passado no Compaz Recife, quando foi tratada a oportunidade de articulação entre as cidades em torno de uma pauta comum para o tema. A Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Política Sobre Drogas e Direitos Humanos tem a proposta de criar um comitê temático no Recife.

A programação começa às 8h desta quinta-feira (09), com uma visita de campo a uma das unidades da rede dos Centros Urbanos de Cultura, Arte, Ciência e Esporte, a Cuca Jangurussu, equipamento semelhante ao Compaz do Recife. A implementação do boletim epidemiológico, a adoção de um protocolo intersetorial e políticas de busca ativa na escola, profissionalização com renda, proteção de famílias de vítimas de homicídios, urbanismo social, qualificação das medidas socioeducativas de meio aberto e monitoramento do orçamento para ações que atendam crianças são assuntos que servirão de base para a discussão.

Durante a pauta de discussões está prevista a participação da Coordenação de Juventude de Fortaleza e uma roda de conversa com adolescentes engajados em projetos sociais na área com maior índice de homicídios da capital cearense. Haverá ainda a participação do Comitê Cearense de Prevenção de Homicídios na Adolescência e levantamento de temas de cooperação entre as capitais para construção da agenda comum.

“Vamos conhecer o estudo ‘Trajetórias Interrompidas - Cada Vida Importa’, incluindo aspectos relacionados ao aumento dos crimes contra meninas; a experiência do Comitê Municipal e Estadual de Prevenção de Homicídios de Adolescentes de Fortaleza e Ceará; discutir a viabilidade da implementação de iniciativas semelhantes, no âmbito da agenda temática do Recife e fazer intercâmbio de experiências nas áreas de prevenção de homicídios de adolescentes, entre as cidades de Fortaleza, Maceió, Recife e Salvador”, informa a secretária Executiva de Juventude, Camila Barros.

Na sexta-feira (10), será realizado o Seminário “Vida na Segunda Década da Vida: Prevenção de Mortes por Causas Externas na Adolescência, com o apoio da Unicef e participação de representantes da Assembleia Legislativa do Ceará e Ministério Público, articulados em torno do Resultado Estratégico 16 do Selo Unicef. Neste dia serão apresentadas estatísticas consolidadas de uma série histórica de 20 anos para homicídios, suicídios e mortes por acidentes de trânsito entre crianças e adolescentes no Ceará. O encontro também promoverá oficinas com a proposta de construção de um plano de trabalho comum entre as capitais participantes.