Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Turismo | 09.05.19 - 12h31

Olha! Recife abre inscrições nesta sexta-feira (10)

img_alt

Prefeitura do Recife oferece passeios de sensibilização turística com roteiros guiados e gratuitos (Foto: Andréa Rêgo Barros/ArquivoPCR)

 

Com três temas diferentes, o Olha! Recife é opção de lazer para quem quiser conhecer a cidade de forma gratuita. A influência inglesa, o Pátio Santa Cruz e Mercado da Boa Vista e os arredores do Cais de Santa Rita são os destinos de quem quiser participar dos roteiros guiados. O projeto de sensibilização turística da Prefeitura do Recife é realizado pela Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer.

No próximo sábado (11), o Olha! Recife de Ônibus levará os participantes para conhecer a influência do povo inglês na cidade. O roteiro passará pela antiga sede da Western Telegraph Company, onde hoje é o Paço do Frevo, e no Marco Zero. Fará uma vista panorâmica ao Cemitério dos Ingleses, ao The British Country Club e a Catedral Anglicana da Zona Norte. O roteiro ainda vai até o Museu do Homem do Nordeste, onde será feita uma visita à última locomotiva de bondes que circulou na cidade. O grupo será levado até a Estação Ponte D'Uchoa; Campo do Derby; e pela antiga Estação Central do Recife, no bairro de Santo Antônio. O ônibus sai às  14h, da Praça do Arsenal.

O passeio a pé do domingo (12) será para o Pátio de Santa Cruz. Os inscritos vão conhecer a história do local e de seu entorno, passando também pelo Mercado da Boa Vista. O Pátio tem relação com a Igreja de Santa Cruz e com os aterros e ruas que surgiram para atender à expansão da cidade, surgindo ali um considerável acervo de edificações entre casarões, sobrados, palacetes, igrejas, conventos, escolas e hospitais. O Pátio já foi cenário de filmes nacionais como Lisbela e o Prisioneiro e Amarelo Manga. Este passeio sai às 9h30, da Avenida Conde da Boa Vista, em frente ao Atacado dos Presentes.

Os antigos cais e atracadouros contam diversas histórias sobre a evolução da nossa cidade. No roteiro a pé da próxima quarta-feira (15), o Olha! Recife irá percorrer alguns cais que mesmo sem manter sua função, permanecem com seus nomes, como o Cais da Alfândega, do Apolo, de Santa Rita, do Imperador, da Aurora, entre outros. A caminhada começa às 14h, saindo da Praça do Arsenal.

As inscrições devem ser feitas pelo site www.olharecife.com.br, a partir das 9h desta sexta-feira (10). Todos os roteiros contam com guias de turismo e são gratuitos. É solicitado que os participantes levem 1kg de alimento não perecível.

 

SERVIÇO

 

Olha! Recife de Ônibus (sábado)

Tema: Recife Inglês

Dia: 11/05

Hora: 14h

Saída: Praça do Arsenal

 

Olha Recife a pé (domingo)

Tema: Pátio de Santa Cruz e Mercado da Boa Vista

Dia: 12/05

Hora: 9h30

Saída: Em frente ao Atacado dos Presentes (Av. Conde da Boa Vista)

 

Olha Recife a pé (quarta-feira)

Tema: Circuito dos Cais

Dia: 15/05

Hora: 14h

Saída: Praça do Arsenal