Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 14.05.19 - 17h54

PCR e Instituto Ayrton Senna renovam parceria para programas de correção de fluxo

img_alt

Prefeito Geraldo Julio teve reunião com a presidente do Instituto, Viviane Senna, em São Paulo, garantindo a continuidade dos programas Se Liga e Acelera Brasil (Foto: Cortesia)

 

SÃO PAULO -  Desde 2006, a Prefeitura do Recife em parceria com o Instituto Ayrton Senna tem atuado em conjunto para combater a distorção idade-série no município. Nesta terça-feira (14), o prefeito Geraldo Julio visitou a sede do Instituto, em São Paulo, e renovou o convênio dos programas Se Liga e Acelera. O documento também foi assinado pela presidente da instituição, Viviane Senna. O secretário de Educação do Recife, Bernardo D'Almeida, e o diretor executivo de Gestão Pedagógica, Rogério Morais, acompanharam o prefeito na visita.

"A parceria com o Instituto é, sem dúvidas, muito importante para a gente reduzir essa distorção entre a idade dos nossos alunos e a série que ele está estudando. Então, a renovação dos programas Se Liga e Acelera são ações importantes, porque o Instituto é parceiro da prefeitura e aqui a gente renovou o convênio e, com certeza, os resultados de 2019 serão muito positivos", afirmou Geraldo. Os dados são animadores. Desde 2014, os programas Se Liga e Acelera quintuplicaram o número de crianças que conseguiram se adequar à idade-série, nos anos iniciais. Foram 1.007 saltos em 2018, contra 238 em 2014.

Segundo o secretário de Educação, Bernardo D'Almeida, no encontro, também foi assinado um termo de cessão da tecnologia do Instituto Ayrton Senna para ser usada nos programas no Recife. O prefeito demonstrou disposição em construir uma parceria para fortalecer as ações desenvolvidas nas áreas de robótica, maker, laboratórios e feiras. "O município vem evoluindo nos resultados e, ano passado, realizou o maior número de atendimentos da série histórica e o melhor resultado”, pondera D’Almeida.

Para o diretor executivo de Gestão Pedagógica, Rogério Morais, a conversa foi bem elucidativa e Viviane Senna passou a evolução do programa no Recife. Segundo ela, já foram atendidos mais de 24 mil alunos, desde o início da parceria. 
 
O Se Liga é um programa emergencial que atua no combate ao analfabetismo nos primeiros anos do Ensino Fundamental. O objetivo é alfabetizar, no período de um ano, estudantes com distorção de, no mínimo, dois anos idade/ano letivo, que ainda não se apropriaram do Sistema de Escrita Alfabética nos componentes de língua portuguesa e matemática. Ao final do ano, o estudante que atingir o percentual esperado no Se Liga avança para o programa Acelera Brasil. Atualmente, o Se Liga tem 93 turmas e há 1.388 alunos matriculados no Recife. 
 
Já o Acelera Brasil tem como objetivo garantir que os estudantes com distorção de no mínimo dois anos idade/ano e/ou oriundos do Se Liga ou já alfabetizados, se apropriem dos conhecimentos definidos para a primeira fase do Ensino Fundamental em todos os componentes curriculares e acelerem em até dois anos seus estudos. Em 2019, o Acelera tem 1.588 alunos matriculados em 96 turmas no Recife. 
 
Os estudantes matriculados nesses programas participam de rodas diárias de leitura, oficinas de linguagem e utilizam jogos como meio de aprendizagem. Em 2018, houve aumento de 6,6% nas matriculas em relação ao ano anterior.