Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 15.05.19 - 16h00

Prefeitura do Recife monta programação para marcar o Dia de Combate à LGBTfobia

A programação inclui o lançamento da campanha Teste Seu Olhar, oficinas e rodas de diálogo em diversos pontos da cidade para debater a homofobia

 

Para marcar o Dia Internacional de Combate à LGBTfobia, celebrado na próxima sexta-feira (17), a Prefeitura do Recife montou uma programação especial que visa conscientizar a população sobre a importância do combate ao preconceito contra lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais. Com o objetivo de chamar atenção para a violência vivida pela população LGBT, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas Sobre Drogas e Direitos Humanos do Recife (SDSJPDDH) vai lançar a campanha “Teste Seu Olhar”. As pessoas que transitarem pela Estação Central do Metrô do Recife, das 7h às 12h desta sexta, vão poder usar óculos de Realidade Virtual (RV) para ver que a violência sofrida por esses grupos não têm nada de virtual. Já a Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife promove oficinas e rodas de diálogo em diversos pontos da cidade.

A campanha “Teste Seu Olhar” usa a tecnologia de RV, que possibilita experiências realísticas, de imersão e interativas, visando à compreensão de uma realidade real, presente no dia a dia dos grupos socialmente vulneráveis. A proposta é transformar as relações sociais, com base na prevalência dos direitos humanos. “Durante a ação, as pessoas serão convidadas a usar os óculos de realidade virtual para observar algumas violências vividas pela população LGBT. Com essa sensibilização, pretendemos estimular na sociedade a consciência cidadã e o entendimento de que o combate a essas violações deve ser um compromisso de todos, pois somente assim poderemos construir uma sociedade justa e igualitária”, defende o gerente de Livre Orientação Sexual do Recife, Wellington Pastor.

SAÚDE - Até a sexta, a Secretaria de Saúde do Recife preparou uma programação com oficinas e rodas de diálogo em diversos pontos da cidade para debater a LGBTfobia e também estimular lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais a buscar os serviços de saúde. Nos encontros, que serão gratuitos e abertos ao público, serão abordados temas como identidade de gênero, orientação sexual e saúde da população LGBT; violência LGBTfóbica; autocuidado com mulheres transexuais e travestis que são profissionais do sexo, além de acolhimento e atendimento da população LGBT nas unidades de saúde. Em algumas ações também haverá distribuição de preservativos.

O Dia Internacional de Combate à LGBTfobia faz referência ao dia em que a Organização Mundial da Saúde (OMS) retirou a homossexualidade da Classificação Internacional de Doenças (CID). “Acreditamos que a doença é o preconceito, e esse, sim, adoece e mata. Promover atividades para marcar o dia 17 é símbolo de resistência, já que, no último ano, o Brasil foi classificado como o país que mais mata pessoas LGBT no mundo”, destaca o coordenador da Política de Atenção à Saúde da População LGBT do Recife, Airles Ribeiro.

BARES – A programação do Dia Internacional de Combate à LGBTfobia promovida pela Prefeitura do Recife continua no final de semana. Para fortalecer o Programa Recife Sem Preconceito e Discriminação, a Gerência de Livre Orientação Sexual (Glos) fará sensibilização em diversos estabelecimentos voltados ao público LGBT, onde também serão distribuídos folders sobre como denunciar atos discriminatórios e sobre o Centro Municipal de Referência em Cidadania LGBT do Recife - espaço para recebimento e acolhimento de vítimas de violência homofóbica no Recife. Profissionais dos bares voltados a esse público também usarão a camisa do Programa Recife Sem Preconceito e Discriminação.

A sensibilização nos bares reforçará a divulgação das leis municipais 16.780/2002 e 17.025/2004, que punem e proíbem atos discriminatórios pela orientação sexual e/ou identidade de gênero, assim como vai reforçar a divulgação da plataforma virtual da Prefeitura do Recife para denúncia de violência contra a população LGBT (http://bit.ly/DenunciaLGBTRecife).

CENTRO LGBT - Gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais que forem vítimas de outros tipos de discriminação e violência homofóbica, não previstos nas Leis Municipais nº 16.780/2002 e nº 17.025/2004, podem procurar o Centro LGBT, que é um espaço de promoção da cidadania e garantia de direitos da população LGBT, habilitado a fornecer orientações sobre direitos humanos e prestar atendimento especializado. Inaugurado em agosto de 2014, é o primeiro Centro de Referência Municipal do Estado de Pernambuco. Com equipe interdisciplinar, formada por agente de direitos humanos, psicólogo, advogado e assistente social, o Centro LGBT do Recife fica na Rua dos Médicis, nº 86, Boa Vista.

SAÚDE LGBT - Desde 2016, em uma iniciativa pioneira na região Norte-Nordeste, o Recife desenvolve a Política Municipal de Atenção Integral à Saúde da População LGBT, que tem como objetivo proporcionar um acolhimento e atendimento sem preconceito e discriminação na rede de saúde, proporcionando o acesso dessa população aos serviços de saúde, a criação de vínculo e o cuidado com esse público. Existe ainda um decreto municipal que garante às pessoas travestis e transexuais o direito de utilizar o nome social nos registros das unidades de saúde.

AMBULATÓRIO LGBT – Instalado na Policlínica Lessa de Andrade, na Madalena, o ambulatório LGBT Patrícia Gomes é o primeiro ligado à Atenção Básica em Pernambuco e tem o objetivo de promover a saúde integral de lésbicas, gays, bissexuais, transexuais e travestis. O ambulatório tem capacidade para realizar 20 atendimentos por semana e funciona de segunda a quinta-feira, das 13h às 17h. Os pacientes são assistidos por equipe multiprofissional formada por médico, enfermeiro, psicólogo, além de residentes do Programa Multiprofissional de Saúde da Família. O serviço oferece exames clínicos e tratamento adequado à necessidade do usuário.

AMBULATÓRIO LBT – Voltado para lésbicas, bissexuais e transexuais transgenitalizadas (aquelas que passaram por cirurgia de redesignação de gênero), o ambulatório LBT funciona no Hospital da Mulher do Recife (HMR) Dra. Mercês Pontes Cunha, de segunda a sexta-feira, no período da manhã e da tarde, para diversas especialidades. A primeira consulta, entretanto, começa sempre pela Ginecologia, com atendimento nas segundas e quartas-feiras. O acesso aos serviços para a população LBT segue o fluxo de marcação do município, com o primeiro atendimento na unidade de saúde da família.

 

Confira a programação completa da PCR para o Dia de Combate à LGBTfobia:

 

Roda de diálogo e confecção de cartazes sobre violência LGBTfóbica - Sesau

Quando: Quarta-feira (15), às 13h

Onde: Ambulatório LGBT Patrícia Gomes - Policlínica Lessa de Andrade - Estrada dos Remédios, n° 2.416, Madalena.

 

Oficina sobre acolhimento e atendimento da população LGBT nos serviços de Saúde - Sesau

Quando: Quinta-feira (16), às 13h

Onde: Semana de Enfermagem da Universidade São Miguel (UNISãoMiguel) - Rua das Ninfas, n° 279, Soledade.

 

Dialogando sobre autocuidado com mulheres transexuais e travestis que são profissionais do sexo + distribuição de preservativos - Sesau

Quando: Quinta-feira (16), às 19h

Onde: Embaixo do viaduto da BR-101, no cruzamento com a Avenida Caxangá

 

Lançamento da campanha “Teste Seu Olhar” - SDSJPDDH

Quando: Sexta-feira (17), das 7h às 12h

Onde: Estação Central do Metrô do Recife, no bairro de São José

 

Dialogando sobre autocuidado com mulheres transexuais e travestis que são profissionais do sexo + distribuição de preservativos - Sesau

Quando: Sexta-feira (17), às 19h

 

Onde: Praça do Trabalho - Avenida Norte, Casa Amarela (em frente à Upinha Moacyr André Gomes)