Secretaria de Política Urbana e Licenciamento

NOTÍCIAS

Mobilidade | 16.05.19 - 15h43

Bares e restaurantes do Mercado da Encruzilhada recebem cardápios bilíngues

img_alt

Este é o primeiro mercado a receber a iniciativa, que não teve custo para os comerciantes (Foto: Daniel Tavares/PCR)

 

O Mercado da Encruzilhada recebe mais uma ação inédita na cidade. A partir desta quinta-feira (16), sete estabelecimentos passam a contar com cardápios bilíngues, feitos em uma parceria firmada entre a Prefeitura do Recife, por meio da Autarquia de Serviços Urbanos do Recife (Csurb) e o Sebrae, sem custo algum para os comerciantes. É importante lembrar que, além do conteúdo em inglês, os permissionários já receberam também cardápios em braile. O objetivo da iniciativa é tornar o equipamento ainda mais inclusivo e também receber os turistas com um serviço ainda melhor.

O trabalho foi além da tradução dos conteúdos. Foi realizada, junto com o Sebrae e os donos dos estabelecimentos, uma consultoria e análise do que era oferecido nos menus. Foi possível, então, descobrir se determinados pratos tinham, de fato, a saída necessária ou se podiam ser retirados. O consultor credenciado ao Sebrae, Diego Souza, explica a importância do trabalho. “Com essa consultoria, eles agora têm mais controle dos custos de preparo e o real faturamento de cada prato. Em um dos restaurantes, por exemplo, houve uma redução de cerca de 40% nos produtos oferecidos, que já não muito pedidos e, dessa forma, não eram mais viáveis para o estabelecimento.”

A presidente da Csurb, Berenice Andrade Lima, lembra que esse é mais um passo para a melhoria do Mercado da Encruzilhada. "Temos desenvolvido um trabalho diferenciado nos equipamentos públicos da cidade, inclusive neste aqui. Os cardápios chegam para reafirmar a nossa preocupação em diversificar o público dos mercados, que merecem ter cada vez mais reconhecimento no papel importante que tem para a cultura recifense", comenta.

O responsável pelo restaurante Família Fernandes, Marcos Fernandes, foi um dos beneficiados pela iniciativa. “Nós recebemos esses cardápios com muita alegria. Foi tudo feito para nos ajudar a melhorar o serviço oferecido para os clientes. Nós fazemos gastronomia e não marketing, então essa consultoria foi de grande valor pra gente. A tradução também foi maravilhosa, já que recebemos muitos turistas e essa comunicação é muito importante”, conclui.

OUTRAS AÇÕES – O Mercado da Encruzilhada já recebeu outras ações de melhoria. Foram entregues novos banheiros, mais modernos e acessíveis. Também foi inaugurada a nova alameda de alimentação, com três novos boxes: padaria e pizzaria, pastelaria e um bar com cervejas artesanais e uma beer cave. A abertura dos novos empreendimentos foi possível graças a um ordenamento feito no interior do mercado.