Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 17.05.19 - 21h01

PCR chama atenção para doação de leite humano na Semana do Bebê do Recife

A programação inclui arrecadação de potes de armazenamento de leite na Maternidade Bandeira Filho

Para marcar o Dia Mundial de Doação de Leite Humano, celebrado neste domingo (19), a Prefeitura do Recife promove, até próximo dia 25, a Semana Municipal de Doação de Leite Humano, dentro da programação da 5ª Semana do Bebê do Recife. Com o tema “Doe leite materno, alimente a vida”, as ações vão chamar atenção para a importância de doar o alimento mais importante para as criançasrecém-nascidas.

A Maternidade Bandeira Filho, em Afogados, fará campanha para arrecadar potes de armazenamento do leite. Qualquer pessoa pode doar as embalagens, que precisam ser de vidro e possuir tampa rosqueável de plástico. Esse requisito se deve à resistência do tipo de recipiente aos processos de esterilização, necessários para armazenar o leite humano.

Ao longo da próxima semana, na Maternidade Bandeira Filho, as mães participarão de oficinas e rodas de conversas, assistirão a palestras e receberão orientações sobre como fazer ordenha manual, como armazenar o leite materno e como fazer estimulação precoce para as crianças. Haverá ainda Palhaçoterapia e outras brincadeiras com os bebês.

BANCO DE LEITE – As quatro maternidades municipais fazem coleta de leite humano, mas só a Maternidade Bandeira Filho tem banco de leite. A unidade recebeu certificação Ouro concedida pela Rede Global de Bancos de Leite Humano. Quem quiser doar leite humano à Maternidade Bandeira Filho deve entrar em contato pelo número 3355-2235 para receber orientações.

O banco, que existe desde 2009, funciona 24 horas para atendimento interno e externo. “Recebemos doação de cerca de 7 litros de leite mensalmente, mas tem época que essas doações diminuem, então estamos sempre precisando de leite. O leite a ser doado é o excedente da mãe. Para ter ideia da importância disso, um litro de leite é suficiente para amamentar até dez bebês em uma UTI neonatal durante um dia inteiro”, explicou a coordenadora de Pasteurização do Banco de Leite Humano da Bandeira Filho, Lúcia Pragana.

LEITE MATERNO – Considerado o alimento mais completo para os primeiros meses de vida, no leite materno estão contidas todas as proteínas, vitaminas, gorduras, água e os nutrientes necessários para o desenvolvimento saudável dos bebês.

Dicas para uma amamentação bem sucedida:

- O leite materno nunca é fraco; ele é sempre adequado para o desenvolvimento do bebê;

- Nos primeiros dias após o parto, ofereça o peito muitas vezes, mesmo que você ache que tenha pouco leite. Essa quantidade costuma ser suficiente, pois esse leite, chamado colostro, atende às necessidades do bebê; 

- Nos primeiros meses, o bebê ainda não tem horários regulares para mamar. Por isso, ofereça o peito sempre que ele quiser. Com o tempo, ele faz seu próprio horário;

- Até os 6 meses de vida, dê apenas leite materno ao bebê. Ele não precisa de água, chás, leites artificiais ou qualquer outro alimento nesse período;

- Após os seis meses, continue amamentando por até dois anos ou mais, e acrescente a dieta complementar ao bebê sob orientação do pediatra e/ou nutricionista.

 

 Programação da Semana Municipal de Doação de Leite Humano:

 

Maternidade Bandeira Filho

Segunda (20/05)

9h - Palestras e rodas de conversas sobre exterogestação, amamentação e sling (Aninhar Consultoria)

10h30 - Palhaçoterapia (invasão de palhaços)

11h - Palestras e rodas de conversas sobre estimulação precoce, linguagem e desenvolvimento motor global; vínculo, posicionamento no berço e biliberço; brincadeiras com o bebê

 

Terça-feira (21/05)

14h - Roda de conversa sobre acompanhamento e desenvolvimento no 1º ano de vida

 

Quinta-feira (23/05)

 

9h - Palestras e rodas de conversas sobre fisiologia humana, ingurgitamento mamário, massagem, ordenha manual, armazenamento do leite humano e mãe doadora (nutriz).