Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 20.05.19 - 15h51

PCR promove ciclos de Educação Social para usuários dos Creas

A temática Quem cuida de Mim? será abordada de 21 a 30 de maio

Entre os dias 21 e 30 de maio, a Prefeitura do Recife promove, no Núcleo de Educação Social (NES), em parceria com os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), da Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Política sobre Drogas e Direitos Humanos, cinco ciclos de Educação Social com o tema: Quem cuida de mim?, para mais de 180 participantes, entre jovens e famílias assistidas pelo serviço. As aulas acontecerão nos Creas em dois turnos, pela manhã 10h às 12h e à tarde das 14h às 16h.

Os grupos são conduzidos por quatro Educadores Sociais e a proposta é contribuir para o desenvolvimento de uma prática político-pedagógica que vise o fortalecimento da cidadania das pessoas atendidas pelos Creas. “A abordagem é baseada na educação popular de Paulo Freire voltada à consolidação de uma ética universal inspirada nos Direitos Humanos”, relata a gerente de Proteção Social de Média Complexidade do Recife, Valéria Monteiro.

A ideia é construir coletivamente o conceito de cuidado e de família; Identificar através do desenho, fala ou escrita quem faz parte da composição familiar de cada participante e o principal cuidador; conhecer historicamente o conceito de família sob a ótica do Direito Brasileiro; refletir sobre as diversas configurações de família e discutir sobre grupos estabelecidos com base nos laços consanguíneos, mas também sobre as ligações com pessoas por laços afetivos.

O participante irá reconhecer as mudanças do conceito de família ao longo do tempo, as histórias das próprias famílias e das famílias dos participantes, podendo assim identificar qual o seu modelo de família. “Dessa forma, os participantes serão incentivados a respeitar as diferentes configurações familiares reveladas no grupo, considerando a ética, diálogo, justiça, respeito mútuo e solidariedade”, acrescentou Valéria Monteiro. 

Programação:  

21/05 - RPA4

22/05 - RPA5

23/05 - RPA1

29/05 - RPA6

30/05 - RPA 2 e 3