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Agenda do Prefeito | 20.05.19 - 19h13

Parceria inédita entre Prefeitura e Sebrae incentiva estratégias digitais para micro e pequenas empresas

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Prefeito Geraldo Julio lançou, nesta segunda-feira (20), o Programa "Sua Empresa + Digital", que vai levar soluções digitais para micro e pequenos empreendedores. Expectativa é traçar diagnóstico de mais de 6 mil negócios até o fim deste ano (Foto: Inaldo Lins/PCR)

 

Em meio à uma das retrações econômicas mais profundas da história do Brasil, a Prefeitura do Recife em parceria com o Sebrae aposta na inovação para retomar o crescimento e estimular micro e pequenos empreendedores na cidade. Na tarde desta segunda-feira (20), o prefeito Geraldo Julio e o superintendente do Sebrae, Francisco Saboya, firmaram parceria para instituir o projeto "Sua Empresa + Digital". O objetivo é atualizar os comércios tradicionais para o ambiente digital. Inicialmente, serão implementadas estratégias digitais para 6.355 micro e pequenas empresas dos bairros da Boa Vista, Santo Antônio, Santo Amaro e São José. A meta é finalizar os diagnósticos até dezembro deste ano.

Para o prefeito Geraldo Julio, a busca de conhecimento na era da informação é fundamental para fortalecer os micro e pequenos negócios. "A gente fez essa parceria para oferecer os conhecimentos na área digital, já que o mundo está em grande transformação, então o pequeno empreendedor vai encontrar nesse convênio da Prefeitura com o Sebrae os conhecimentos para colocar ferramentas digitais no seu negócio. O objetivo do programa não é a transformação do negócio tradicional em digital, mas fornecer os instrumentos para que esse negócio fique ambientando com a nova sociedade e com o que está acontecendo com o mercado. Esteja ambientado às vendas online e a tudo aquilo que os instrumentos de tecnologia permitem ao empreendedor fazer", explicou o prefeito.

O secretário Guilherme Calheiros detalha que o projeto é dividido em três etapas: diagnóstico das estratégias digitais usadas nas empresas, qualificação em processos e ferramentas digitais e avaliação dos resultados. "A gente verifica que, ao longo dos anos, o crescimento do comércio digital cresce mais rápido que o comércio tradicional. Então, esse projeto quer justamente preparar as empresas, de micro e pequeno porte, para que elas tenham capacidade de incorporar às suas estratégias os componentes digitais, de relacionamento, de aproximação com seu cliente e, por consequência, há o aumento de vendas. A ideia, diz ele, é gerar soluções digitais adequadas a partir do nível de maturidade de cada empreendimento.

Superintendente do Sebrae Pernambuco, Francisco Saboya disse estar otimista com a parceria e a possibilidade de ajudar as empresas a adotarem práticas simples, como uso do WhatsApp, para fortalecer os negócios. Segundo diagnóstico do Sebrae, diz ele, os pequenos negócios no Brasil vivem um grande drama causado pelos impactos das transformações digitais e o programa visa, justamente, contornar essa situação.

"Há um distanciamento crescente e acentuado entre os fornecedores de um lado e seus clientes, que são cada vez mais digitais. Então esse descompasso é causador de uma mortalidade tremenda das empresas, em especial no varejo. Por isso, o Sebrae resolveu desenvolver esse projeto em parceria com a Prefeitura para tentar chegar junto dos pequenos negócios e entender quais são as principais limitações do ponto de vista de estratégias digitais de negócios tradicionais para, com base nesse estudo, ampliar e fornecer aos pequenos negociantes. Estamos otimistas que isso vai prestar um serviço de impacto a um segmento menos assistido. Estamos falando aqui do MEI, da micro empresa, da empresa de pequeno porte", detalhou Saboya.

ETAPAS - A primeira etapa do “Sua Empresa + Digital” é a de diagnóstico, com o levantamento das estratégias digitais utilizadas pelas empresas dos bairros centrais da cidade. Nesse estágio será identificado em que níveis os empreendimentos utilizam ferramentas digitais, desde a simples troca de mensagens com clientes até sistemas de market place para venda online.

Os comerciantes dos bairros cobertos pelo projeto não precisam ir ao Sebrae ou à prefeitura para participar da qualificação - os estabelecimentos serão visitados por Agentes de Orientação Empresarial do Sebrae. Os dados recolhidos darão base ao diagnóstico, que deve ser finalizado em agosto. A partir das informações coletadas, será oferecido às empresas um programa de qualificação em práticas digitais e também uma assessoria para a implementação de processos de gestão com base em inteligência de mercado.

A meta é implementar ao menos um processo com base em estratégias digitais para as micro e pequenas empresas atendidas. Dentre os resultados esperados está a ampliação de 35% na adoção de instrumentos e práticas digitais que vão gerar um impacto direto no faturamento médio das empresas atendidas. Segundo a ABComm – Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, o volume de vendas por comércio eletrônico no Brasil deve alcançar R$ 79,9 bilhões em 2019, representando um crescimento de 16% em relação a 2018, maior número desde 2015, com um ticket médio de R$ 301 e mais de 260 milhões de pedidos dos consumidores.