Secretaria de Planejamento, Gestão e Transformação Digital

NOTÍCIAS

Planejamento e Gestão | 21.05.19 - 15h20

5ª Semana do Bebê: uma manhã inteira de atividades especiais no Compaz Ariano Suassuna

 

As duas unidades do Compaz estão de abertas para a 5ª Semana do Bebê, que se estende até o dia 26 de maio com mais de 1.000 atividades gratuitas em toda a cidade. A atividade de hoje (21) foi na unidade Ariano Suassuna, no bairro do Cordeiro. A programação desta manhã foi acompanhada de perto pela primeira dama do Recife, Cristina Mello, na companhia dos secretários de Saúde, Jailson Correia, e de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos, Ana Rita Suassuna.

O espaço recebeu ações das duas Secretarias num mutirão que reuniu ações e atividades voltadas para crianças, mães e mulheres grávidas. Dentre as atividades, o público recebeu orientação sobre limpeza bucal. Maria Eliza Silva veio do bairro dos Torrões para acompanhar as aulas de alongamento e trouxe o filho para aproveitar as dicas de escovação com a equipe da Secretaria de Saúde. “Ele sabe que precisa escovar direito. Mas, com a ajuda de um profissional é diferente. Acho que agora ele vai entender melhor porque precisa escovar direitinho os dentes”, explica a mãe. Outras atividades trazidas pela equipe de Saúde foram as informações sobre vacinação das crianças na fase da Primeira Infância (0 a 6 anos) e os cuidados básicos com a higiene do bebê.

Em uma sala reservada, mães e bebês entraram em contato pela primeira vez com a Shantala, massagem de origem indiana que tem por objetivo central intensificar a relação de afeto entre a mãe e o bebê. Dentre outros benefícios, a massagem promove o relaxamento da criança. Em outra parte da sala equipes do Mãe Coruja trouxeram a Ultrassom Natural, que consiste no desenho da criança na posição de nascimento, um momento de envolvimento da mãe com o bebê e a barriga que se transformou ao longo dos nove meses de gestação trazendo um mundo de novas emoções. Na ação, que envolveu muito carinho, a ultrassom natural reuniu um grupo de mães, algumas prestes a dar a luz pela primeira vez. No caso de Ivana Santos (36), é um pouco diferente. O pequeno Miguel é o segundo filho e chegará no finalzinho de agosto. “Ele foi planejado e ter esse momento aqui eu nem imaginava. Ver ele desenhado em mim do jeitinho que ele está agora é emocionante”, diz Ivana.  

Outra ação que fez parte da programação da manhã desta terça-feira no Compaz Ariano Suassuna foi a busca ativa por famílias com crianças na faixa etária de 0 a 6 anos e que ainda não estão inseridas na cobertura do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Com foco na Primeira Infância, o trabalho da Assistência Social da Prefeitura do Recife intensifica o trabalho para identificar e inserir novos núcleos familiares no atendimento, que acontece desde o ano passado. O trabalho visa mediar o acesso das gestantes, das mães e das suas famílias a políticas e serviços públicos; integrar, ampliar e fortalecer as ações públicas voltadas a esses grupos.

O trabalho realizado no SUAS é realizado com foco nas crianças que estão dentro da Primeira Infância, mas observam a família no seu conjunto, como elemento integrado à realidade da qual o pequeno ou a pequena faz parte. Desde 2018, 633 crianças e 129 gestantes recebem acompanhamento e 745 famílias estão inseridas no trabalho, que é realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos.