Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 22.05.19 - 15h09

Programa Primeira Infância no Suas realiza atividades na V Semana do Bebê

img_alt

Famílias receberam orientações sobre a importância do pré-natal, cuidados com a alimentação e acesso a benefícios sociais (Foto: Cortesia)

 

Cantar, brincar, alimentação saudável e o ato de cuidar são ingredientes que não podem faltar na receita familiar da Primeira Infância. Foi o que a Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas Sobre Drogas e Direitos Humanos (SDSJPSDDH) mostrou, nesta manhã de quarta-feira (22), por meio do Programa Primeira Infância no Sistema Único de Assistência Social (Suas), durante a atividade do Brincar realizada na programação da V Semana do Bebê do Recife, na Unidade de Saúde Chão de Estrelas, na Campina do Barreto.

Mães, gestantes e bebês interagiram com profissionais do Primeira Infância no Suas com contação de histórias, brincadeiras e cantigas de roda. Nesta quinta (23) e no sábado (25), as unidades da Prefeitura do Recife Bidú Krause, no Totó, e o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Alto do Mandú, também vão receber as atividades de contação de história e brincadeiras infantis na Semana do Bebê do Recife.

Junto com equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), as famílias receberam orientações sobre a importância do pré-natal na gestação, os cuidados com a alimentação e informações sobre o acesso a benefícios sociais. Uma encenação dos servidores abordou cada assunto de forma lúdica. “Fazemos um trabalho de sensibilização das famílias e as equipes vão até as residências com o olhar voltado para as dificuldades que elas enfrentam. A partir da identificacão das necessidades são feitos encaminhamentos para ajudar no desenvolvimento dos vínculos familiares”, relatou a psicóloga Sandra Freitas, da equipe do Primeira Infância no Suas.

A secretária Ana Rita Suassuna destacou que essas estratégias de apoio às famílias em função do cuidado e educação têm como proposta o desenvolvimento integral das crianças na Primeira Infância. “São realizadas visitas domiciliares, criados grupos de convivência e os profissionais fazem a integração das políticas públicas de saúde, educação, assistência social, cultura e promoção da defesa dos direitos da criança, prioritariamente, para gestantes, crianças de zero até seis anos e suas famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família”, explicou a secretária. A gerente de Proteção Social Básica, Rosângela Fontes, informou que, atualmente, 745 famílias são acompanhadas pelo Programa Primeira Infância no Recife que já realizou mais de 6,7 mil visitas domiciliares.

V Semana - A Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude e Políticas Sobre Drogas e Direitos Humanos do Recife (SDSJPSDDH) oferece mais de 40 ações na V Semana do Bebê do Recife, que se estende até domingo (26). A programação conta com atividades tanto para a primeira infância – faixa etária de zero a seis anos -, quanto para as mães que são assistidas pelos serviços, em parceria com outras Secretarias municipais, com a proposta principal de fortalecer o vínculo entre mãe e bebê.

Até domingo serão realizadas palestras, oficinas, rodas de diálogo, atos, atividades recreativas e esportivas e vivências, entre outras ações que ocorrerão nos Centros de Referências de Assistência Social (Cras), nos Espaços Mãe Coruja Recife, nos Compaz, no Projeto Praia Sem Barreiras, Marco Zero, associações de moradores e outros locais da cidade.