Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU)

NOTÍCIAS

Mobilidade | 23.05.19 - 09h54

CTTU monta esquema especial de trânsito para a 21ª Festa de Frei Damião

Efetivo de 144 agentes de trânsito vai acompanhar o evento. Além disso, 46 fiscais da Dircon serão responsáveis pelo controle urbano da festa a cada dia

A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) montou um esquema especial de circulação para acompanhar a realização da 21ª Festa de Frei Damião, que acontece a partir desta quinta-feira (23) e segue até o domingo (26), no bairro do Pina, na Zona Sul do Recife. O monitoramento da área vai contar com o apoio de 114 agentes de trânsito, realizando o trabalho de operação e fiscalização de tráfego ao longo de cada dia de celebração.

Na quinta-feira, a partir das 20h30, a caminhada de abertura do evento sairá da Igreja do Pina e seguirá pela Avenida Encanta Moça em direção ao Convento de São Felix de Cantalice. Na ocasião, seis agentes de trânsito dispostos em motos irão acompanhar os fiéis. Os bloqueios serão itinerantes, ou seja, montados e desfeitos conforme a passagem das pessoas. A fim de garantir maior fluidez do trânsito e a segurança viária, a CTTU irá monitorar todas as vias de acesso ao Convento São Félix de Cantalice, onde acontece a festa. Os agentes de trânsito irão se posicionar em pontos estratégicos, no cruzamento da Avenida Domingos Ferreira com a Rua Tomé Gibson, no trecho de acesso ao antigo Aeroclube, e nas ruas José Rodrigues e Elias Gomes. O monitoramento da área também será realizado pelos agentes da Central de Operações de Trânsito (COT) da Autarquia, além de agentes em motocicletas e viaturas.

A CTTU aconselha que o público chegue cedo ao local do evento para evitar retenções e corre-corre. O ideal é deixar o carro em casa e utilizar o transporte coletivo. Outra opção é ir em grupo ou em um mesmo veículo. Os condutores também devem estar atentos à sinalização que proíbe estacionamento. A fiscalização será rigorosa e o veículo flagrado sobre calçadas ou em fila dupla corre o risco de ser rebocado. Já o motorista pode receber multas entre leve, média e grave, no valor de R$ 88,38 (três pontos na CNH), R$ 130,16 (quatro pontos na CNH) ou 195,23 (cinco pontos na CNH).

CONTROLE URBANO - A Diretoria Executiva de Controle Urbano do Recife (Dircon) também preparou uma operação para manter o ordenamento do comércio informal e o controle urbano durante o evento. Nos quatro dias do evento, um efetivo de 46 fiscais vai assegurar a mobilidade dos pedestres e garantir o livre acesso ao passeio público.

Ao todo, seis pontos de fiscalização serão instalados na Rua Elias Gomes, no cruzamento com as ruas Tomé Gibson, Araruba e José Rodrigues e entre as ruas José Noronha e José Rodrigues. Além disso, ainda haverá um ponto de fiscalização em frente ao Convento São Félix Cantalice. O objetivo das barreiras de fiscalização é orientar os ambulantes e coibir a instalação de equipamentos não autorizados, além de proporcionar mobilidade aos pedestres no evento. Aqueles que não obedecerem às regras serão notificados e poderão ter o material apreendido.