NOTÍCIAS

Administração | 23.05.19 - 12h10

Audiência Pública discute Plano de Gestão e Conservação de Jardins Históricos de Burle Marx no Recife

Prefeitura do Recife e Comitê de Jardins Históricos Burle Marx promovem o encontro com a sociedade civil e entidades ligadas às temáticas urbanísticas para discutir um plano permanente de conservação dos espaços tombados

No próximo dia 29 de maio (quarta-feira), o auditório do Parque Estadual de Dois Irmãos irá sediar uma audiência pública para discutir com a sociedade o Plano de Gestão e Conservação dos Jardins Históricos de Burle Marx, conjunto arquitetônico e urbanístico que engloba seis praças cujos projetos são assinados pelo famoso paisagista e tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O encontro acontecerá a partir das 14h, é gratuito e aberto ao público e vai tratar das praças de Casa Forte, Euclides da Cunha, Derby, Salgado Filho, Faria Neves e da República/ Jardins do Palácio do Campo das Princesas.

O encontro visa ouvir a sociedade civil e o Comitê de Jardins Históricos Burle Marx, entidade responsável por elaborar iniciativas para celebrar datas comemorativas em torno de Burle Marx, atuar em educação patrimonial e acompanhar a elaboração e prática dos Planos de Gestão dos Jardins Históricos. A ideia é que – como se tratam de praças com peculiaridades e biomas distintos – cada jardim histórico tenha seu próprio plano de manejo, que será elaborado a partir da aprovação do Plano de Gestão e Conservação. Após esta etapa, o documento segue para adoção pela Prefeitura, com execução feita através da Autarquia de Limpeza e Manutenção Urbana – Emlurb.

Entre os pontos propostos, o Plano contempla sugestões de manutenção dos espaços, com geração e disposição adequada de resíduos sólidos, acessibilidade, iluminação e manutenção de mobiliário e vegetação, além da utilização dos espaços como locais de contemplação e educação ambiental, com gestão participativa e articulada através de monitoramentos.

Segundo Hélvio Polito, consultor que está à frente do projeto que será discutido na Audiência Pública, o plano pode e deve ser referência para outros espaços públicos do Recife. “Cada Jardim tem história e situação própria. Teremos que fazer os planos de manejo de cada um, tendo como base o estabelecido no Plano de Gestão dos Jardins históricos de Burle Marx no Recife”, pontua.

O Comitê de Jardins Históricos Burle Marx foi instituído em outubro de 2018 através do Decreto 31.853 e engloba 19 entidades. Coordenado pelo Gabinete do vice-prefeito junto com a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, o Comitê é formado por CAU-PE, Emlurb, Iphan; Fundarpe, IAB, Laboratório da Paisagem da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e pelas Secretarias municipais de Mobilidade e Controle Urbano; Planejamento Urbano e Turismo, Esportes e Lazer.

Os Jardins Históricos de Burle Marx no Recife – Desde 2015, o IPHAN promoveu o tombamento de seis jardins públicos idealizados pelo paisagista Burle Marx e que são objeto do Plano de Gestão e Conservação que será debatido no próximo dia 29. O Decreto Municipal Nº 29.537/ 2016 classifica como Jardins Históricos de Burle Marx, todos os 15 (quinze) espaços públicos vegetados (praças, jardins, largos e áreas verdes) projetados pelo paisagista, que passaram a integrar a categoria específica de Unidades de Equilíbrio Ambiental - UEA do Sistema Municipal de Unidades Protegidas do Recife - SMUP Recife.