Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU)

NOTÍCIAS

Mobilidade | 24.05.19 - 11h34

CTTU anuncia esquemas especiais de trânsito para os eventos do fim de semana

Ao todo, mais de 70 profissionais vão acompanhar a programação, que envolve jogos de futebol e corrida

 

A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) preparou esquemas especiais de trânsito para os eventos deste final de semana, que envolvem, entre outras programações, eventos esportivos como corridas e jogos de futebol. Ao todo, mais de 70 profissionais, entre agentes e orientadores de trânsito, estarão nas ruas acompanhando os eventos para garantir a mobilidade e a segurança viária nos locais. Além disso, a Central de Operações de Trânsito (COT) estará de plantão 24h monitorando os principais corredores viários da cidade.

Na sexta-feira (24), às 21h30, acontecerá a partida de futebol entre Sport x Londrina, na Ilha do Retiro. A operação terá início às 19h e será montada no entorno do estádio Adelmar da Costa Carvalho com o objetivo de garantir o deslocamento seguro dos pedestres, assim como a fluidez do tráfego. Uma equipe de 18 agentes de trânsito, disposta em pontos fixos ou em motos e viaturas, foi destacada para atuar no local até a dispersão total do público, prevista para acontecer por volta da 1h. Os agentes da Autarquia vão monitorar pontos como a Avenida Engenheiro Abdias de Carvalho, Estrada dos Remédios, Túnel Chico Science e o cruzamento entre Avenida Governador Agamenon Magalhães e a Rua Paissandú. Inicialmente, apenas a Rua Tabaiares, que dá acesso ao estádio, será bloqueada. No entanto, os bloqueios poderão ser ampliados a depender da necessidade. 

Ainda na sexta-feira (24), o Cais da Alfândega será bloqueado a partir das 9h da manhã até as 0h do domingo (26), para montagem e desmontagem da estrutura para Corrida Night Run. Os condutores que vêm pelo Cais do Apolo podem acessar a Rua Madre de Deus como rota alternativa. O evento acontecerá no sábado (25), quando a CTTU fará bloqueios, das 17h30 às 21h, nos dois acessos da Avenida Engenheiro José Estelita. Serão bloqueados, também, o acesso à Ponte Giratória e ao Cais Santa Rita, na altura do Viaduto das Cinco Pontas e na altura da Ponte Giratória. Uma faixa de rolamento no Cais Santa Rita permanecerá à disposição dos veículos em direção ao Terminal Integrado. Os condutores que estiverem na Zona Sul seguindo em direção ao Centro poderão acessar a Avenida Governador Agamenon Magalhães como rota alternativa. Já os condutores que estiverem no Centro em direção à Zona Sul poderão contornar o Terminal Integrado Cais Santa Rita, passar pelo Forte das Cinco Pontas até a Rua Imperial, em direção à Zona Sul. Ao todo, 37 agentes e orientadores de trânsito estarão dispostos em pontos fixos ou em motos e viaturas para orientar os condutores e garantir a segurança viária do público.

Confira o percurso: os atletas sairão do Cais da Alfândega e seguirão pela Ponte Giratória, Cais de Santa Rita, Viaduto Cinco Pontas até a Avenida Engenheiro José Estelita, retornarão no último armazém. Os atletas optarem pela corrida de 5 km seguirão em direção à Ponte Giratória para o término no Cais da Alfândega, os que forem correr os 10 km seguirão, novamente, pela Avenida Engenheiro José Estelita, Viaduto das Cinco Pontas, Cais de Santa Rita até a Avenida Engenheiro José Estelita, onde novamente fará o retorno no último armazém e seguirá no mesmo caminho até o término no Cais da Alfândega.

Ainda no sábado (25), acontecerá o jogo entre Santa Cruz X ABC, que acontece às 16h30, no Estádio José do Rêgo Maciel, no bairro do Arruda. As operações de interdição e monitoramento da área terão início às 14h e vão contar com uma equipe de cerca de 20 agentes de trânsito, dispostos em pontos fixos ou em motos e viaturas. A CTTU fará interdições nas principais vias de acesso ao estádio, como a Rua das Moças e a Avenida Professor José dos Anjos, no trecho compreendido entre a Rua Petronila Botelho e a Avenida Beberibe. O monitoramento tem como objetivo garantir mais segurança no deslocamento dos pedestres, viabilizar o tráfego na localidade e facilitar a chegada dos torcedores ao estádio. Também serão montados pontos de monitoramento nas vias do entorno do estádio e, em caso de necessidade, os agentes de trânsito poderão ampliar os bloqueios na região. A ação deve acontecer até às 22h, horário previsto para a dispersão total do público.

No domingo (26) acontecerá a 9ª Caminhada Pernambucana de Apoio à Adoção. O público sairá às 9h30 do Parque Treze de Maio e seguirá o seguinte percurso: Rua Princesa Isabel, Ponte Princesa Isabel, Rua do Sol, Praça da República, Tribunal de Justiça de Pernambuco, Ponte Buarque de Macedo, Avenida Rio Branco e Marco Zero. A CTTU acompanhará a caminhada para garantir a segurança do público e fará bloqueios itinerantes, ou seja, serão desfeitos de acordo com a passagem das pessoas.

RECOMENDAÇÕES – A CTTU aconselha que o cidadão chegue cedo aos eventos para evitar retenções e corre-corre. Os condutores também devem estar atentos à sinalização que proíbe estacionamento. A fiscalização será rigorosa e o veículo flagrado sobre calçadas ou em fila dupla corre o risco de ser rebocado. Já o motorista pode receber multas entre leve, média e grave, no valor de R$ 88,38 (três pontos na CNH), R$ 130,16 (quatro pontos na CNH) ou 195,23 (cinco pontos na CNH).