Secretaria de Planejamento, Gestão e Transformação Digital

NOTÍCIAS

Planejamento e Gestão | 24.05.19 - 14h38

Programa de Educação Patrimonial chega à Escola Municipal Pedro Augusto

As atividades do Projeto O Bairro da Gente durarão uma semana e têm como objetivo estimular o sentimento de pertencimento através de debates e informações sobre o patrimônio material e imaterial

 

A Escola Municipal Pedro Augusto, no bairro da Boa Vista, receberá na próxima semana as atividades do Bairro da Gente, que faz parte do Programa de Educação Patrimonial realizado pela Diretoria de Preservação do Patrimônio Cultural (DPPC). As atividades serão iniciadas na próxima segunda (27) e seguem até a sexta-feira (31) envolvendo alunos dos turnos da manhã, tarde e noite.

A ideia do Projeto Bairro da Gente está ancorada nos conceitos de preservação do patrimônio cultural e surgiu com o objetivo de gerar nos estudantes da Rede Municipal de Ensino o sentimento de pertencimento de onde vivem e estudam, promover o acesso a informações sobre a história do bairro e da cidade. Além disso, os técnicos buscam despertar a importância em cuidar do bem público, quer seja a pracinha ou a banca da escola. Assim, os alunos da Pedro Augusto terão a oportunidade de entrar em contato com histórias valorosas que fazem parte da identidade da capital e, consequentemente, da vida desses jovens.

A equipe da DPPC, diretoria ligada à Secretaria de Planejamento Urbano do Recife, ficará uma semana na escola com atividades que envolvem bate papo, palestras e visitação ao Instituto Ricardo Brennand, na Várzea, e ao Museu do Trem, no bairro de São José. As atividades programadas envolverão os alunos do 6º ao 9º ano, além dos que fazem parte da turma do Projovem.

“Vivenciar é a forma mais interessante de aprender. Estamos oportunizando, com o projeto, que o nossos alunos tenham acesso, sobretudo, à informação. A gente chega para despertar neles a curiosidade e o sentimento de pertencimento, mostrando que todos somos corresponsáveis pelo lugar onde vivemos e circulamos e que o patrimônio vai além do material”, explica Lorena Veloso, diretora da DPPC.

A Escola Pedro Augusto está localizado no centro do Recife dentro de um dos Setores de Preservação Rigorosa (SPR) e no perímetro que estabelece a Zona Especial de Preservação do Patrimônio Histórico Cultural da Boa Vista, a ZEPH 8.

 

Programação Bairro da Gente_Programa de Educação Patrimonial

Escola Municipal Pedro Augusto- rua barão de São Borja, nº 279, Boa Vista.

Terça e quarta (28 e 29): Visita ao Instituto Ricardo Brenand_9h30 (alunos do 6º ao 9º ano)

Quarta (29): Visita ao Museu do Trem / Estação Central_Bairro de São José_19h (alunos do Projovem)