Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 24.05.19 - 19h33

PCR e Unicef apresentam resultados das ações para Primeira Infância

img_alt

Na Saúde, o Recife obteve redução na taxa de mortalidade neonatal e no número de crianças com sobrepeso nos cinco primeiros anos de vida (Foto: Cortesia)

 

O Recife alcançou avanços na promoção dos direitos das crianças em seus primeiros anos de vida, segundo índices avaliados pela Plataforma dos Centros Urbanos (PCU) 2017-2020, do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Esses resultados foram apresentados nessa quinta-feira (23), na Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Educadores do Recife Professor Paulo Freire, na Madalena, em um encontro para devolutiva do 1º Diálogo Temático Intersetorial para Promoção da Primeira Infância, realizado pela Prefeitura do Recife em parceria com o Unicef, durante a 5ª Semana do Bebê do Recife.

Na ocasião, profissionais das Secretarias de Saúde, de Educação e de Assistência Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos fizeram uma apresentação com as soluções para as principais dificuldades enfrentadas nesses eixos, no município. A Saúde obteve progresso em dois importantes indicadores: a redução de um ponto percentual na taxa de mortalidade neonatal e a queda no número de crianças com sobrepeso nos cinco primeiros anos de vida.

A coordenadora técnica da Unicef na região Nordeste, Jane Santos, elogiou os bons resultados apresentados pela equipe da Prefeitura do Recife. “O que fez essa análise se destacar foi o foco com o qual o grupo trabalhou em cima das prioridades. E essa qualidade vocês alcançaram no fazer, na forma como diagnosticaram, no que propuseram e no que realizaram”, avaliou.

Presente no evento, o secretário municipal de Saúde, Jailson Correia, reforçou a importância da intersetorialidade para o desenvolvimento de políticas públicas eficientes na cidade. “Quando fazemos um debate alinhado, com várias secretarias envolvidas, em sintonia com o discurso de uma instituição como o Unicef, ficamos mais cientes da nossa responsabilidade para o acompanhamento dos indicadores e discussão de gargalos. A própria metodologia aplicada neste trabalho, por exemplo, é algo que tem se somado à nossa rotina, para o atingimento dos resultados”, complementou.

COOPERAÇÃO - O Recife é uma das dez capitais brasileiras que aderiu à Plataforma Centros Urbanos (PCU) 2017-2020, que tem como uma de suas prioridades promover os direitos da primeira infância. A iniciativa do Unicef, em cooperação com governos e parceiros, busca promover os direitos das crianças e dos adolescentes mais afetados pelas desigualdades existentes em cada cidade, propondo atuação com foco na promoção dos direitos na primeira infância, redução de homicídio entre adolescentes, enfrentamento da exclusão escolar e promoção dos direitos sexuais e reprodutivos na adolescência.