Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 27.05.19 - 13h38

Recife chega à última semana de vacinação contra gripe com 85% do público-alvo vacinado

img_alt

Até sexta, pelo menos dois postos funcionam com horário estendido em cada dia (Foto: Cortesia)

 

Recife chega à última semana da Campanha Nacional de Vacinação contra gripe com mais de 85% do público-alvo vacinado. No último sábado (25), cerca de 20 mil pessoas foram imunizadas nos mais de 50 postos disponibilizados pela Prefeitura do Recife. Cerca de 65 mil recifenses ainda precisam se vacinar até a próxima sexta-feira (31).

A Secretaria de Saúde do Recife chama atenção para a necessidade de vacinação dos dois grupos prioritários que ainda não atingiram a meta de 90% de cobertura vacinal, estipulada pelo Ministério de Saúde (MS): as crianças de 6 meses a 6 anos e também as pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, como diabetes, hipertensão, asma, insuficiência cardíaca, entre outras. Nesses casos, é necessário apresentar encaminhamento médico justificando a aplicação da vacina.

A capital pernambucana já bateu a meta de cobertura vacinal das gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filho há menos de 45 dias), profissionais de saúde e professores de escolas públicas e privadas do Recife. Também devem ser imunizados os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade em cumprimento de medidas socioeducativas; detentos e funcionários do sistema prisional, além de policiais civis e militares, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas. Para esses últimos grupos, o Governo Federal recomenda a vacinação, mas não exige cumprimento de meta.

A meta de imunização do grupo de idosos foi batida no último sábado (25). Contribuíram para isso Marcelo Neves batista, 70 anos, e sua esposa, Valéria Valença, 73, que se vacinaram no posto volante montado pela Secretaria de Saúde do Recife no Walmart de Casa Forte. “Estávamos programando ir na Policlínica Albert Sabin nos próximos dias, mas aproveitamos quando vimos o posto aqui no supermercado. Graças à vacina, raramente pegamos gripe forte”, contou dona Valéria, que tem problema cardíaco e cujo marido é hipertenso e transplantado do fígado - portanto os dois entram no grupo dos idosos, mas também poderiam estar no grupo das pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

O médico oncologista Rodrigo Pinto, 41, também se vacinou no Walmart de Casa Forte sábado, junto com a esposa, que é enfermeira. “Sempre tomo a vacina e mando meus pacientes que se tratam de câncer tomarem”, disse o profissional do Imip.

HORÁRIO ESTENDIDO - As listas das 170 unidades de saúde que disponibilizam vacina durante a semana e das unidades que estãoa brindo em horário alternativo (até às 21h) estão disponíveis no site da Prefeitura do Recife. Até sexta, pelo menos dois postos funcionam com horário estendido em cada dia da semana. A Policlínica Lessa de Andrade, na Madalena, por exemplo, continua disponibilizando vacina contra influenza de segunda a sexta-feira, até às 21h.

Outra estratégia adotada por algumas unidades do Recife, como por exemplo a Policlínica Albert Sabin, na Tamarineira, é o funcionamento da sala de vacinação no horário do almoço. A Sesau também tem levado a vacinação contra gripe até pessoas acamadas, creches e escolas das redes municipal e privada, asilos, comandos da Guarda Municipal e da Polícia Militar, igrejas e hospitais.

Consulte aqui a lista dos locais de vacinação

Consulte aqui a lista de unidades com horário estendido