Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Esportes | 23.05.19 - 11h48

Aula prática ensina mães e crianças a evitar riscos dentro d´água

img_alt

Atividade realizada pela PCR fez parte da Semana do Bebê e aconteceu na piscina do Compaz Governador Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha (Foto: Cortesia)

 

Crianças com até sete anos de idade, que moram em diversas comunidades da Zona Norte do Recife, participaram, na manhã desta quinta-feira (23), da Aula Prática de Segurança Aquática na 1ª Infância, dentro da programação da Semana do Bebê. A ideia foi estimular o comportamento consciente dos pequenos e de seus pais e mães no ambiente aquático, com o objetivo de evitar riscos. Realizada pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, a atividade aconteceu na piscina do Compaz Governador Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha.

A aula reuniu cerca de 30 pessoas, entre crianças e adultos, e foi ministrada pela professora Sicília Andrade, que trabalha com Natação no programa Esporte É Fundamental. “Existe um movimento para que não se ensine apenas a criança a nadar, mas também a se proteger da água, além de preparar também as mães para se comportar adequadamente no meio aquático”, explica Sicília. A professora realizou diversas simulações de situações reais e repassou noções básicas de iniciação ao meio líquido, como orientações de respiração e primeiros socorros.

“Foi maravilhoso. Um grande incentivo para meu filho fazer natação. E o que a gente aprendeu vai ser muito útil em casa também, onde os meninos correm sempre perigo por causa de baldes e outras coisas. É importante saber como evitar acidentes”, afirma Janaína Nascimento, mãe do pequeno Luís Fernando. A avaliação dela foi semelhante à de Irandir da Silva, morador do Alto José Bonifácio e pai de Enzo Ismael, de 4 anos. “Foi uma atividade bem elaborada. Imprevistos acontecem e é bom saber como lidar com eles”, diz.

Dados da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa) mostram que 16 brasileiros morrem afogados por dia, ou um a cada 91 minutos. “Mais da metade das mortes na faixa de 1 a 9 anos de idade ocorrem em piscinas e residências. Crianças menores de 9 anos se afogam mais em piscinas e em casa, enquanto que as maiores de 10 anos e os adultos se afogam mais em águas naturais, como rios, represas e praias”, afirma Sicilia.

SEMANA – A 5ª Semana do Bebê tem o objetivo de reforçar as ações, projetos e programas voltados para a primeira infância. Dez secretarias e órgãos da Prefeitura do Recife estão envolvidas nas cerca de 1,2 mil atividades que aconteceramão até o próximo domingo (26) em diversos pontos da cidade. O tema central é “Alimentar o presente é cuidar do futuro”. A programação inclui palestras, oficinas, rodas de conversa, atividades recreativas, contação de histórias, apresentações de teatro de fantoches, vivências de brincadeiras e jogos populares, resgate de antigas cantigas de ninar, orientações de saúde e diversos serviços destinados às crianças, familiares e profissionais da Prefeitura.