NOTÍCIAS

Infraestrutura | 30.05.19 - 15h52

Plano de Gestão e Conservação de Jardins Históricos de Burle Marx no Recife é discutido em Audiência Pública

img_alt

O encontro, gratuito e aberto ao público, tratou das praças de Casa Forte, Euclides da Cunha, Derby, Salgado Filho, Faria Neves e da República/ Jardins do Palácio do Campo das Princesas (Foto: Cortesia)

 

A Prefeitura do Recife, juntamente com o Comitê Burle Marx, realizou nesta quarta-feira (29) uma audiência pública para a construção do Plano de Gestão e Conservação dos Jardins Históricos de Burle Marx, conjunto arquitetônico e urbanístico que engloba seis praças cujos projetos são assinados pelo famoso paisagista e tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A construção do plano teve início no mês de agosto do ano passado com a realização de seminários, oficinas envolvendo a sociedade civil e entidades urbanísticas, culminando na audiência pública que discutiu as diretrizes para a preservação e conservação dos jardins.

A próxima etapa será a criação do conselho gestor de cada uma das seis praças tombadas (Casa Forte, Faria Neves, Euclides da Cunha, Derby, Salgado Filho e da Republica) e a elaboração dos planos de manejos com o detalhamento das regras de preservação. "Esse plano é uma iniciativa pioneira no país e deve inspirar muitos gestores públicos por se tratar de um importante instrumento de preservação do patrimônio", disse Janaína Granja, coordenadora do Comitê Burle Marx e gerente geral de Articulação e Relacionamento do gabinete do vice-prefeito, Luciano Siqueira.

Após a aprovação do plano, o documento segue para adoção pela Prefeitura, com execução feita por meio da Autarquia de Limpeza e Manutenção Urbana – Emlurb. Entre os pontos propostos, o documento contempla sugestões de manutenção dos espaços, com geração e disposição adequada de resíduos sólidos, acessibilidade, iluminação e manutenção de mobiliário e vegetação, além da utilização dos espaços como locais de contemplação e educação ambiental, com gestão participativa e articulada através de monitoramentos.

O Comitê de Jardins Históricos Burle Marx foi instituído em outubro de 2018 através do Decreto 31.853 e engloba 19 entidades. Coordenado pelo Gabinete do vice-prefeito junto com a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, o Comitê é formado por CAU-PE, Emlurb, Iphan; Fundarpe, IAB, Laboratório da Paisagem da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e pelas Secretarias municipais de Mobilidade e Controle Urbano; Planejamento Urbano e Turismo, Esportes e Lazer.