Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Esportes | 31.05.19 - 18h58

Ações marcam aniversário da chegada do Graf Zeppelin ao Recife

img_alt

População teve acesso a ações culturais, científicas, ambientais, de saúde e cidadania; dirigível alemão atracou no local em maio de 1930. (Foto: Lú Streithorst/PCR)



A Prefeitura do Recife promove, nesta sexta (31) e sábado (1/6), programação comemorativa dos 89 anos da passagem do dirigível Graf Zeppelin pela cidade. As atividades estão acontecendo no Parque Científico e Cultural do Jiquiá, onde fica a torre onde o veículo atracou em 1930, e incluem ações culturais, científicas, ambientais, de recreação, saúde e cidadania. O evento é fruto de parceria entre as secretarias municipais de Turismo, Esportes e Lazer; Saúde; e Meio Ambiente e Sustentabilidade.

A solenidade de abertura teve a presença dos secretários executivos Yane Marques (Esportes) e Carlos Ribeiro (Licenciamento e Controle Ambiental). Na cerimônia, houve apresentações culturais com o Grupo de Dança ABC e a orquestra da Escola Estadual Débora Feijó, enquanto que cinco jovens da comunidade contaram a história do parque. “A torre foi feita para a atracação do Zeppelin. Em 1930, o dirigível estava indo para o Rio de Janeiro, mas houve um imprevisto e o vento o obrigou a vir para o Recife”, disseram.

“Programamos o evento com muito carinho para comemorar essa data. É importante conhecer e valorizar nossa história. Temos muitas atividades esportivas aqui no local, dentro do programa Recife Ativo, e estamos trabalhando para fazer cada vez mais entregas”, disse Yane. Por sua vez, Carlos Ribeiro anunciou que o Plano de Manejo da Unidades de Conservação da Natureza (UCN) Campo do Jiquiá foi concluído. “Com isso, esperamos efetivar melhorias que permitam à população usufruir melhor da área. São 300 mil moradores no entorno”, complementou.

A programação do evento inclui ações de saúde, como teste de glicose, aferição de pressão, testes rápidos para HIV e sífilis e vacinação contra gripe, distribuição de livros e roupas, oficina de grafitagem, Ciência Móvel (Espaço Ciência), pintura do Colorindo Recife, passeio do OIha! Recife, emissão de documentos, oficina sobre produção de brinquedos a partir de resíduos sólidos e sobre o uso de materiais recicláveis para fazer plantio de mudas.