Secretaria da Mulher

NOTÍCIAS

Mulher | 05.06.19 - 15h15

Programa Hoje Menina, Amanhã Mulher irá beneficiar 90 adolescentes na segunda etapa

Além de incluir multiplicadoras, o programa agora engloba a participação de meninos para debater novas masculinidades e combate ao machismo

"Antes de entrar nesse projeto, eu tinha baixa auto estima. Hoje, tenho plena consciência do meu lugar e do poder da minha voz. Eu sou um fruto desse empoderamento e quero ser semente para outras meninas", disse Nívea Maria, uma das participantes do programa Hoje menina, Amanhã mulher, que será multiplicadora da segunda etapa, que terá início nesta quinta (6), às 14h, no auditório Capiba, no 15° andar do edifício sede da Prefeitura do Recife. O Hoje Menina, encabeçado pela Secretaria da Mulher do Recife em parceria com a Unicef, Centro das Mulheres do Cabo e o Consulado Americano, está cheio de novidades.

Nesta segunda etapa, além de três participantes da primeira leva, também serão inseridos 30 meninos de 13 a 18 anos no programa. Com o mote "Eles por elas", a ação irá trabalhar novas masculinidades e combate ao machismo, em parceria com o Instituto Papai. Os garotos serão divididos por faixa etária - de 12 a 14 e de 15 a 17. Para as meninas, estão destinadas 60 vagas, divididas em idades de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos. Ao todo, são 90 pessoas envolvidas no processo.

"Esta é uma ação  muito importante para nós e tivemos ótimos resultados na primeira etapa. Estas meninas estão sendo multiplicadoras, entendendo sobre seus direitos, tornando-se protagonistas de suas vidas", comentou a secretária da Mulher do Recife, Cida Pedrosa. Assim como Nívea, Maria do Carmo Silvestre e Melissa Rocha atuarão como monitoras nas oficinas deste ciclo, fortalecendo a educação entre pares e o empoderamento das meninas

Com uma metodologia diferenciada, uma das novidades desta nova fase é a incidência na comunidade, com foco na participação política. As meninas irão realizar intercâmbio com grupos organizados de jovens e entender como eles se organizam politicamente. Módulos voltados para o direito da comunicação, importância do lugar de fala e internet segura também fazem parte do projeto. Junto a isto, continuam as formações em gênero e raça com a Secretaria e o Centro das Mulheres do Cabo. A previsão é que as atividades sigam até janeiro de 2020.

Luiza de Sá Leitão, oficial de desenvolvimento de adolescentes do UNICEF, ressalta que o projeto já demonstrou resultados efetivos para a autoestima, percepções e objetivos na vida das participantes. “Queremos que mais meninas tenham oportunidade de desenvolver todo seu potencial. Neste sentido, o projeto vai realizar oficinas de formação para 30 técnicos da gestão municipal e outros grupos de multiplicadores. Ainda na perspectiva de disseminação, o projeto visa a incidência em políticas públicas municipais que considere os direitos e demandas para equidade de gênero”, destaca.