Secretaria de Meio Ambiente

NOTÍCIAS

Meio Ambiente | 06.06.19 - 10h22

Maratona Verde: Recife recebe 3.720 novas árvores em três dias

Ação da Prefeitura do Recife está beneficiando escolas, jardins públicos, espaços comunitários e parques com a missão de plantar 10 mil árvores durante a Semana do Meio Ambiente

A Maratona Verde, ação da Prefeitura do Recife por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, já está mudando a paisagem de vários pontos da cidade. Somente nessa quarta-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, foram plantadas 2.036 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica.  Um dos lugares contemplados foi a nascente do Riacho do Cavouco, Zona Oeste, que recebeu 1,4 mil novas árvores. 

Ao todo, a Maratona Verde já plantou 3.720 mudas nesses três dias de ação, passando pela Escola Antônio de Brito Alves, na Mustardinha, Hospital Pelópidas da Silveira e Hospital da Mulher, no Curado, Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, bairro Campina do Barreto, Riacho do Cavouco, na Cidade Universitária, e até domingo, a meta é atingir 10 mil novas árvores. “Foram 17 mil pontos avaliados no Recife com potencial de plantio. A definição dos locais que iriam receber as mudas foi feita por meio de sensoriamento remoto e validação de campo, com direcionamento das espécies adequadas para cada local, observando as condições do solo e outras especificidades necessárias para o plantio”, explicou o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Neves Filho.

Com ajuda da população, sociedade civil e instituições, a ação inédita da Prefeitura do Recife favorece as conexões ecológicas, criando um aumento funcional das áreas verdes da cidade, incentivando a criação de bosques urbanos, além de melhorar a qualidade de vida da população.  Nesta quinta-feira (6), o Clube Alemão, localizado na Estrada do Encanamento; o Parque Urbano da Macaxeira, na Av. Norte Miguel Arraes; Canteiros centrais próximos ao Parque Urbano da Macaxeira e o Parque Apipucos, serão alguns dos lugares que receberão o plantio.

São 55 pessoas envolvidas diretamente na Maratona Verde, incluindo biólogos, fiscais ambientais, assistentes de controle e gestão ambiental e controle de áreas verdes da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, além de uma parceria entre a Emlurb e a Secretaria de Ressocialização do Governo do Estado (SERES) com a mão de obra de oito reeducandos do regime semiaberto da Penitenciária Agroindustrial São João, localizada em Itamaracá.

Para a Maratona Verde do Recife foi elaborado um plano de logística sustentável para efetuar o plantio, disponibilizando transportes e equipamentos em menor quantidade, com foco na redução da emissão de CO2 na atmosfera durante o período de trabalho. Entre as espécies que estão sendo plantadas na capital pernambucana estão Pau-Brasil, Algodão-da-praia, Amescla-de-Cheiro, Cupiúba, Genipapo-Bravo, Gitó, Leiteiro, Martelo, Orelha de Burro, Sucupira, Saboneteira, Ipê Rosa e Pitangueira. “O Ipê Rosa é uma espécie de grande porte e desenvolvimento rápido, caracterizada por sua beleza, floração e bastante utilizada em projetos paisagísticos. Entre os cuidados após o plantio, é necessário regar constantemente e manter as podas com direcionamento vertical. A árvore pode chegar a ultrapassar 30 metros de altura”, explica o biólogo da SMAS, Arthur Fonseca.

Durante a Maratona Verde estão sendo beneficiadas escolas, jardins públicos, espaços comunitários e parques, reforçando os principais serviços ecossistêmicos de regulação, suporte e culturais. Nos dias 8 e 9 de junho, reta final da Maratona, o cidadão poderá participar como voluntário no plantio, em pontos determinados pela SMAS, como Parque do Caiara, Dona Lindu, Santos Dumont, Santana, Hospital da Mulher e Hospital Pelópidas Silveira; Orla Boa Viagem e Escola 14 Bis. Ainda nos dias 8 e 9, dois pontos de distribuição de mudas estarão disponíveis para quem quiser pegar e efetuar o plantio onde desejar, basta se dirigir ao Parque Dona Lindu, localizado na Av. Boa Viagem, s/n, Zona Sul da cidade, ou na Uninassau, localizada na rua Joaquim Nabuco, 619, Bloco F, Graças, Zona Norte. Cada local terá 100 mudas disponíveis e para a retirada é preciso portar documento de identificação e assinar um certificado de Maratonista Verde, indicando o local onde será plantada a árvore. “A Maratona é uma etapa do fortalecimento da consciência ecológica. No final da ação, os dados das novas árvores plantadas serão integrados ao Inventário da arborização da cidade”, esclarece José Neves Filho. Para ter acesso ao Manual de Arborização Urbana do Recife, que reúne todas as diretrizes de manutenção da árvore, basta acessar: http://meioambiente.recife.pe.gov.br/manual-de-arborizacao-urbana.