Secretaria de Infraestrutura

NOTÍCIAS

Infraestrutura | 07.06.19 - 12h36

Defesa Civil realiza encontro para lançar o Programa Parceria nas localidades de planície

Ato foi destinado aos servidores do órgão, com o objetivo de alinhar as diretrizes e apresentar novos integrantes da equipe


Nesta sexta-feira (07), a Defesa Civil do Recife realizou um encontro para lançar o Programa Parceria nas localidades de planície. O ato aconteceu em Boa Viagem e teve a abertura a cargo do secretário de Infraestrutura, Roberto Gusmão e do secretário executivo da Defesa Civil do Recife, Coronel Cássio Sinomar. O objetivo deste Parceria é levar o já consagrado programa Parceira nos Morros para localidades planas da cidade. 

"Essa é uma grande oportunidade que estamos tendo a partir de hoje. Já conhecia o programa Parceria desde 1985, reconhecido em todo Brasil. Hoje ele agrega novas iniciativas e tecnologias, como a aplicação de geomanta. Ocupação irregular em área de morros é uma realidade no país inteiro. O Brasil tem uma situação econômica extremamente delicada, e é por isso que a população mais carente precisa da nossa presença em sua comunidade, principalmente no momento atual econômico e político em que estamos vivendo", disse Gusmão.

O intuito do programa, assim como é executado nas áreas de morro, é contar com a participação da população na realização de obras de pequeno porte, como intervenção na drenagem, construção de fossas, reparos em calçadas e outras ações que possam melhorar as condições de habitabilidade das comunidades atingidas. Neste caso, a Prefeitura entra com material e orientação técnica, e os moradores com a mão de obra. "Quando a população realiza a obra junto com a gente, ela se apropria dessa obra, há o sentimento de pertencimento à comunidade junto com a propriedade daquela obra", acrescentou o secretário.

O coronel Cássio Sinomar lembrou aos presentes que a responsabilidade deles só aumenta com esses novos desafios. "A gente tem agora uma missão muito maior com esse acréscimo para a área plana, uma sugestão feita há um tempo pelo secretário Roberto Gusmão. O que me deixa feliz é chegar em uma comunidade e saber que posso resolver um problema, dar uma solução partindo apenas da nossa secretaria", comemorou.