Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 07.06.19 - 17h34

Ações de Sustentabilidade marcam Semana do Hospital da Mulher

img_alt

Foto: Cortesia

 

Uma programação extensa marcou a Semana do Meio Ambiente, no Hospital da Mulher do Recife, no Curado. Foram cinco dias de ações complementares entre si. Oficina de preparação e inauguração de uma horta comunitária; descarte correto das refeições e aproveitamento de resíduos; foram algumas das atividades. O encerramento da Semana teve a participação do superintendente do HCP Gestão, Filipe Bitu. “Precisamos incorporar uma postura sustentável em todos os momentos de nossas vidas, não só no ambiente corporativo. Assim estaremos pensando não só neste momento, mas nas gerações futuras”, enfatizou Filipe Bitu.

Ao longo da semana, teve ainda plantação de 30 mudas de plantas no pátio interno do Hospital. A ação fez parte da Maratona Verde do Recife, organizada pela Prefeitura. “A arborização traz inúmeros benefícios como melhoria climática, sombreamento, abrigo da fauna e flora”, afirmou Arthur Fonseca, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

Também como parte das ações, a colaboradora da Ceasa, Fátima Gonçalves, ministrou a palestra Tecnologia de Aproveitamento de Resíduos, em que apresentou a experiência positiva da Central. A Ceasa  fez a doação do adubo sustentável para implantação da Horta do HMR. Ainda na programação, Oficina sobre Leite Vegano e degustação de “carne” de casca de banana, com Mirele Pacheco, enfermeira obstetra do Centro de Parto Normal.

O último dia teve atividade física ao ar livre com os funcionários do Hospital. Em clima festivo, eles participaram de uma aula de dança com o professor Newton César. A importância de cuidar de si, na perspectiva de que o ser humano é parte integrante do meio ambiente, também esteve presente nas palestras “Os Perigos do Sedentarismo”, com o Educador Físico Thiago Fragoso e “Meio Ambiente e Saúde Mental”, com o psiquiatra Gustavo Arribas.

A Semana do Meio Ambiente do HMR foi organizada pela Comissão de Sustentabilidade do HMR, sob a coordenação de Analice Mendonça, gerente de manutenção. As ações foram voltadas para colaboradores e usuárias. Unidade da Prefeitura do Recife, o Hospital da Mulher está sob administração do HCP Gestão, organização social de saúde do Hospital de Câncer de Pernambuco.