NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 08.06.19 - 17h06

Moradores da Estância recebem ações de mutirão integrado da Prefeitura do Recife e Governo de Pernambuco

img_alt

Prefeito Geraldo Julio acompanhou as atividades de cidadania, saúde, educação, limpeza e manutenção urbana, neste sábado. (Foto Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

 

Mais uma comunidade foi beneficiada com o Mutirão Recife em Ação, promovido pela Prefeitura do Recife. Desta vez, a Escola Municipal André de Melo, na Estância, ficou lotada de moradores, que foram lá garantir serviços de assistência social, saúde, educação, limpeza e manutenção urbana, cidadania, entre outros. Nesta edição, o Governo de Pernambuco também participou com diversos serviços através do programa Governo Presente. O prefeito Geraldo Julio e diversos secretários municipais acompanharam os serviços.

 

“Mais um mutirão e desta vez os contemplados foram os moradores da Estância. Vários serviços, muitas secretarias envolvidas, parceria com o Governo de Pernambuco, oferecendo ações de saúde, educação, carteira de identidade, prevenção de doenças, além da Emlurb que está na rua também, fazendo serviço de limpeza, capinação, iluminação, pintura de meio fio”, destacou Geraldo.

 

“Um trabalho completo que fazemos, chegando junto da população, com as necessidades que as pessoas têm, atendendo demandas e oferecendo o que elas precisam”, acrescentou o prefeito. A parceria com o Governo de Pernambuco, através do Governo Presente, garantiu aos moradores serviços de orientação do Detran, negociação de dívidas da Celpe, com a Compesa, inscrições para cursos profissionalizantes, retirada de documentos e outros órgãos estaduais envolvidos.

 

Os mutirões Recife em Ação atendem, em média, 2.500 pessoas com os serviços durante todo o dia com mais de 45 serviços. O projeto é voltado para ações sociais e atividades em áreas vulneráveis do Recife e, entre 2017 e 2018, a Prefeitura realizou mais de 50 em todas as microrregiões da cidade. Ao todo, são oferecidas mais de 45 atividades de oito secretarias e órgãos nos mutirões.

 

Valdivânia da Paixão, moradora da Estância há 20 anos, comentou da satisfação de poder contar com tantos serviços perto de casa. “Eu vim aqui tirar o meu RG e estou achando ótimo. É uma oportunidade de facilitar para várias pessoas o acesso a tantas coisas, que são muitas vezes longe, burocráticas. Achei maravilhoso”, comentou a freelancer de 34 anos.

 

No local, a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) executou uma série de serviços. A ação contou com o reforço dos serviços já realizados na área como drenagem, pavimentação, iluminação pública e limpeza urbana. Foi intensificado a manutenção no sistema de drenagem com limpeza e reposição de pré-moldados em diversas vias, além do serviço de tapa-buracos. A Emlurb também realizou uma revisão na iluminação da localidade e reparou os pontos que estiverem com problemas e que já foram identificados em vistoria, além de varrição, capinação, coleta e remoção de entulhos. 

 

Diversos serviços também foram ofertados pelos profissionais da Secretaria de Saúde do Recife, entre eles vacinação contra gripe para os grupos prioritários determinados pelo Ministério da Saúde (MS): crianças de 6 meses a menores de 6 anos, grávidas, mulheres que tiveram filhos há menos de 45 dias, pessoas idosas, professores, profissionais de saúde e policiais. Também teve a presença do caminhão equipado com mamógrafo , exame preventivo ginecológico, e confecção do Cartão do SUS, além de testagem rápida para HIV e sífilis, com orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis e distribuição de preservativos. Além disso, Os moradores puderam aferir pressão arterial, realizar teste de glicose e levar os pets para receberem a vacina antirrábica.

 

O cabeleireiro Albanil Rodrigues também se mostrou satisfeito com a iniciativa. “Está tudo funcionando bem e muito rápido. Já consegui fazer várias coisas. Tudo aqui, do ladinho de casa, uma maravilha”, comemorou o morador do local. O mutirão também oferecia a intermediação de mão de obra da Agência do Emprego do Recife e orientações da Sala do Empreendedor sobre temas como formalização de empresas e cursos de aperfeiçoamento. 

 

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos do Recife também marcou presença no mutirão emitindo segunda via de RG e certidões. Durante o mutirão, a população de baixa renda também pode se cadastrar, atualizar e receber orientações sobre o Cadastro Único para programas sociais do Governo Federal e o Bolsa Família. Ações de conscientização sobre drogas, contação de histórias, brincadeiras populares, oficinas de lego e oficina de tablet também fizeram parte da gama de serviços ofertados.