Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 10.06.19 - 18h59

Geraldo: "Teremos o Arrasta-pé da Paz em 2019"

img_alt

Na tarde desta segunda-feira (10), o prefeito Geraldo Julio anunciou os detalhes do São João do Recife 2019, que ocorre entre os dias 12 de junho e 7 de julho. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

É chegado o mês de junho, época de um dos maiores festejos nordestinos: o São João. Na tarde desta segunda-feira (10), o prefeito Geraldo Julio anunciou o início do ciclo junino de cidade, que acontecerá entre os dias 12 de junho e 7 de julho, e que este ano traz como tema a mensagem da paz.  A programação preparada pela Prefeitura do Recife conta com mais de 700 artistas locais, entre bandas, sanfoneiros e cantores célebres, grupos de coco, de xaxado e de ciranda, além de trios de forró pé-de-serra que, ao todo, farão mais de 290 apresentações. 

"Vai ter São João no Recife sim. Um grande São João. O São João da paz. É muito importante a gente poder brincar em paz e estamos muito felizes porque nosso São João vai ter a participação de vários artistas. Conseguimos fazer uma belíssima grade, festas em vários lugares diferentes espalhados pela cidade. Uma oportunidade de firmar nossa tradição e também de muita gente ter renda. Muita gente trabalha durante o São João e isso é importante para o Recife, gerando renda para quem precisa", declarou o prefeito Geraldo Julio.

Para abrir os festejos, o Baile dos Namorados acontece nesta quarta (12), véspera do dia do casamenteiro Santo Antônio. O evento vai contar com apresentação de Adilson Ramos, José Augusto e dos Garçons Cantores, e vai acontecer no Arcádia de Apipucos. A programação segue com a Caminhada do Forró,a quinta-feira (13), apresentações de quadrilhas adultas e infantojuvenis, procissões, celebrações da tradição de matriz africana e festa de pescadores, até o dia 7 julho, quando a UR-02 recebe a 3ª Mostra de Quadrilhas Juninas da UR-02. 

De acordo com o presidente da Fundação de Cultura, Diego Rocha, a festa promete o "balancê" em diversos locais da cidade."São 37 arraiais pela cidade. Temos o principal, que é o Sítio da Trindade, que funciona do dia 15 ao dia 30 deste mês, mas temos diversas programações. Queremos oferecer festa para vários bairros, e tudo sempre perto da população. A população participando, os artistas participando, todos fazendo acontecer esta que é uma das principais manifestações da nossa cultura", destacou o presidente.

Sítio Trindade será mais uma vez o local principal do festejo, que terá três focos de animação: o palco principal, o Pavilhão das Quadrilhas e a Sala de Reboco, que este ano estará em novo local, mais pertinho dos quadrilheiros. Mas a grande novidade do São João do Recife é o polo junino que será montado no Poço da Panela e o Arraial Frei Caneca, que celebrará o primeiro aniversário da emissora, em programação montada com curadoria e chancela da equipe da rádio, e que será oferecida na Praça do Arsenal, no dia 29 de junho. 

Diversos artistas prestigiaram o anúncio da festa. O homenageado deste ano prometeu muita animação nestes festejos juninos. "Recebi essa homenagem com muito carinho. Estou ainda mais honrado porque estamos divulgando aqui essa festa como o São João da Paz, e tenho certeza que vamos fazer uma festa muito linda com o apoio e colaboração de todos os turistas e recifenses", comentou Nando Cordel, que é o homenageado do São João do Recife deste ano, juntamente com o compositor Zédantas, em memória. 

No Sítio, que vira um pedacinho da roça no meio da capital, irão se apresentar as maiores atrações do São João 2019, como o homenageado da festa, Nando Cordel, além de Silvério Pessoa, Josildo Sá, Novinho da Paraíba, Genival Lacerda, Lia de Itamaracá, Petrúcio Amorim, Santanna, Terezinha do Acordeon, Salatiel Camarão, Maestro Forró & Fole Assoprado e Banda Fulô de Mandacaru. O arrasta-pezinho que estreou no ano passado, com enorme sucesso, dedicando programação vespertina ao público infantil, será repetido e dobrado este ano, com atrações nos dia 23 e 24 de junho, a partir das 15h, no mesmo Sítio Trindade. 

"O São João é mais que uma festa no Nordeste. É uma linguagem, que se manifesta em dança, música, culinária, brinquedos e brincantes, fazeres e dizeres da tradição oral. Ao contrário do Carnaval, outra forte tradição recifense, é uma festa para dentro: de interior, de família, mas também muito animada e bonita”, acrescentou a secretária de Cultura, Leda Alves.

A secretária de Turismo, Esportes e Lazer, Ana Paula Vilaça, comentou a expectativa para o festejo. "Desde a chegada ao Recife, os turistas e visitantes já vão poder ter um gostinho do nosso São João. O aeroporto e o TIP estarão com trio de forró recepcionando o turista, que chega de ônibus ou avião. Também teremos os nossos Centros de Atendimento ao Turista (CATs) funcionando em regime especial para dar dicas do que fazer e da nossa programação. Além disso, os concursos do 'Eu amo minha Rua', que premia a rua mais bonita, mais decorada, e recebe uma grande festa da prefeitura", explicou a secretária.

Encerrando o período junino, o Pátio de São Pedro, que leva o nome do padroeiro dos pescadores, no centro da cidade, ganhará programação nos dias 23, 24, 27, 28, 29 e 30. A festa encerra no Pátio com o Forró de PE, espetáculo preparado pela Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife para celebrar os vários sotaques que o forró ganha nas diversas regiões do Estado, com atrações do Sertão do Agreste, da Mata Mara Norte, Mata Sul e Região Metropolitana do Recife.

NA INTERNET - O São João também vai invadir a internet com todas as informações referentes à programação, dias e locais detalhados, serviços, dicas e toda agenda do Ciclo Junino na cidade. Além do portal da Prefeitura (www.recife.pe.gov.br), outros canais oficiais disponibilizarão imagens, vídeos e notícias juninas: Facebook (@SaoJoaodoRecife), Twitter (@SaoJoaodoRecife) e Instagram (@SaoJoaodoRecife). O Twitter da CTTU (@CTTU_Recife) também trará informações e dicas sobre a mobilidade na cidade. O internauta que quiser participar da nossa cobertura, basta usar a hashtag #SaoJoaodoRecife.

* Programação do Ciclo Junino do Recife 2019 no link: http://bit.ly/SaoJoaoDoRecife

 

RESUMO

- De 12 de junho a 7 de julho  

- 37 Arraiais: 3 arraiais centralizados (no Sítio Trindade, Praça do Arsenal e Pátio de São Pedro); Arraial Frei Caneca; 13 arraiais de bairro, no Bongi, em Brasília Teimosa, Campo Grande, Cordeiro, nas duas unidades do Compaz (Alto Santa Terezinha e Imbiribeira) Ibura, Lagoa do Araçá, Totó, Vila Tamandaré, UR-02, Barro e Poço da Panela; 17 arraiais tradicionais, com apoio da Prefeitura do Recife, no Córrego do Euclides, Iputinga (dois arraiais), Campina do Barreto, Mangabeira, Chié, Morro da Conceição, Mustardinha, Casa Amarela, Cajueiro, Alto José Bonifácio, Várzea, Três Carneiros (Ibura), Madalena, Arruda, Alto José do Pinho e UR-2 (Ibura); 3 arraiais do concurso Eu Amo Minha Rua

- Principais atrações: Nando Cordel, além de Silvério Pessoa, Josildo Sá, Novinho da Paraíba, Genival Lacerda, Lia de Itamaracá, Petrúcio Amorim, Santanna, Terezinha do Acordeon, Salatiel Camarão, Maestro Forró & Fole Assoprado e Banda Fulô de Mandacaru, entre outros. Preservando as tradições populares, haverá ainda mais de 290 apresentações de trios de forró pé-de-serra em toda a cidade

 - SÍTIO TRINDADE 
Concursos de quadrilhas juninas: 15 a 30 de junho 
Trios pé-de-serra, Sala de Reboco e apresentações no palco principal: 21 a 30 de junho 
Arraial infantil: 23 de junho (17h)
13ª Exposição Culinária Afro-brasileira: 20 de junho
Procissão dos Santos Juninos: 22 de junho

- PRAÇA DO ARSENAL 
15ª Caminhada do Forró: 13 de junho
Arraial Frei Caneca (aniversário de 1 ano da rádio): 29 de junho

- PÁTIO DE SÃO PEDRO
Festejos juninos: 23, 24, 28, 29 e 30 de junho
Festa do Fogo: 27 de junho
Desfile das Bandeiras Juninas: 28 de junho
Forró de PE: 30 de junho

- BRASÍLIA TEIMOSA
Festa de São Pedro em Brasília Teimosa: 29 de junho