Secretaria de Infraestrutura

NOTÍCIAS

Defesa Civil | 17.06.19 - 11h52

Defesa Civil renova alerta para população em áreas de risco após acumulado de 355 mm de chuvas

 
Chuva é o equivalente ao previsto para 27 dias, de acordo coma média histórica do mês de junho. Orientação é para que os moradores deixem seus imóveis por conta das chuvas continuadas

 

A Defesa Civil do Recife renovou o alerta para que a população em áreas de risco procurem locais seguros por conta das chuvas continuadas que caem no Recife, desde o último sábado (15). Neste período, a cidade registrou um volume de 125 mm de precipitações. Somados aos 230 mm que caíram na última quinta-feira (13), a cidade apresenta um acumulado de 355 mm em aproximadamente 60 horas de chuvas, o que equivale ao previsto para mais de 27 dias no mês de junho, cujo a média histórica é de 389,60 mm.

A Prefeitura do Recife manteve a mobilização de equipes de diversas secretarias e órgãos municipais para realizarem serviços com o objetivo de minimizar os impactos causados pelas chuvas atípicas que caem na cidade desde a noite  do último sábado (15).  As equipes trabalharam na drenagem das vias e nos pontos de acúmulo de água. no momento não há vias bloqueadas para a circulação de veículos na cidade. 

As aulas da rede municipal de ensino precisaram ser suspensas na manhã desta segunda-feira (17), por conta da continuidade das chuvas. A previsão de retorno ao funcionamento normal é nesta terça-feira (18).  

DEFESA CIVIL – A Prefeitura do Recife emitiu, neste final de semana, dois avisos para 31 mil moradores de áreas de risco cadastrados. Neste ano, a Defesa Civil já realizou 28 mil vistorias onde mapeou as áreas de risco da cidade. Atualmente, o órgão monitora 9.000 destes pontos. Nas últimas 48 horas, foram registrados 181 chamados para vistorias e pedidos de colocação de lonas plásticas. Nenhuma ocorrência de grande porte foi registrada nas áreas de morro. A Defesa Civil do Recife mantém um plantão permanente e pode ser acionada através do 0800 081 3400. A ligação é gratuita e a Central de Atendimento funciona 24h.

OPERAÇÃO INVERNO 2019 - Desde dezembro de 2018, a Prefeitura do Recife monitora e atua nas ruas e morros da cidade para minimizar os efeitos das chuvas, com um efetivo de mais de 6.100 profissionais. Para a Operação Inverno 2019, a cidade destinou R$ 81 milhões em recursos para diversas ações como contenção de encostas, prevenção e monitoramento em áreas de risco, colocação de lonas plásticas, implantação de geomanta, limpeza de canais e eliminação de pontos de alagamento, entre outras.

REDUÇÃO DE DESLIZAMENTOS - A Prefeitura informa ainda que registrou uma redução de 65,92% no número de deslizamentos entre 2013 e 2019 (até 14/06/2019), em comparação com os 7 anos anteriores, resultado do reforço ano a ano da Operação Inverno. Recife possui mais de 60% de seu território como sendo área de morro.

TRÂNSITO – Equipes formadas por 200 agentes e 140 orientadores de trânsito da CTTU trabalham em áreas que foram afetadas pelas chuvas. Além disso, equipes técnicas trabalham com o intuito de realizar os ajustes necessários na rede semafórica da cidade. A Central de Operações de Trânsito (COT) da CTTU, que funciona 24 horas por dia, também realiza o trabalho de monitoramento das vias, identificando os pontos mais críticos, através de 149 câmeras de videomonitoramento.

Das 6h às 10h desta segunda-feira (17) foram registrados oito acidentes de trânsito, sendo um deles com vítima e nenhum com vítima fatal. No período, a CTTU registrou ocorrências em 34 semáforos, dos quais 23 já foram atendidos. As equipes técnicas já estão em deslocamento para normalizar os demais. A rede semafórica do município possui 671 equipamentos.

ÁRVORES – A Emlurb registrou ocorrências envolvendo a queda parcial ou total de 14 árvores na Avenida Domingos Ferreira, ruas Heiji Gemba e Dona Magina Pontual, em Boa Viagem; Rua Leonardo Bezerra Cavalcanti (Jaqueira); Avenida Maurício de Nassau (Iputinga); Parque 13 de Maio; Avenida Luiz Antônio de Araújo (Sítio dos Pintos); Palácio do Campo das Princesas; Rua Padre Severino (Vasco da Gama); 1ª Travessa Garanhuns (Jordão Alto); Rua Custódia (Coqueiral); Rua Cruzeiro do Forte; Canal do Cavouco e Avenida Rio Verde (Cohab). Não houve registro de vítimas. As equipes já foram deslocadas para esses locais e quatro dessas ocorrências já foram solucionadas. O órgão conta com equipes de prontidão para os chamados envolvendo árvores no Recife. As solicitações podem ser feitas pela Central 156.

DRENAGEM - Desde o início das chuvas, as equipes da Emlurb reforçaram as ações drenagem nas áreas mais baixas da capital com o objetivo de intensificar o escoamento das águas. Foram mobilizadas mais de 240 pessoas para os trabalhos de drenagem, além de três caminhões equipados com jatos para a sucção da água. As equipes trabalham para desobstrução e limpeza de galerias e canaletas da rede de drenagem de diversas localidades. Equipes também atuam na limpeza dos canais que cortam a cidade.