Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 19.06.19 - 18h40

PCR oferece serviços de saúde nos polos de São João do Recife

img_alt

A Secretaria de Saúde do Recife montou um posto médico no Sítio Trindade, para atendimento de primeiros socorros (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

A Prefeitura do Recife montou um esquema especial de saúde para os polos de São João da Cidade. A Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife montou um posto médico no Sítio Trindade, o mais tradicional polo das festas juninas da cidade, para atendimento de primeiros socorros, com o apoio do Samu 192. Através do Programa Saúde em Todo Lugar, a Sesau também vai distribuir preservativos, disponibilizar testagem rápida para HIV e sífilis, além de dar orientações sobre o uso de álcool e outras drogas.

Em funcionamento desde o último sábado (15), o posto médico montado no Sítio Trindade conta com um médico, um enfermeiro e um técnico de enfermagem; todos prontos para receber casos de menor gravidade, como queda de pressão e glicose, por exemplo. Para dar apoio ao posto, uma ambulância extra do Samu ficará no local, para fazer remoções, em caso de necessidade. O atendimento telefônico pelo número 192 também funcionará normalmente, encaminhando 23 ambulâncias e seis motolâncias para os chamados.

Entre os dias 20 e 24 e de 28 a 30 funcionará, no Sítio Trindade, um estande para testagem rápida de HIV e sífilis, com capacidade para realizar 200 testes rápidos por noite. As pessoas que forem fazer a testagem receberão aconselhamento dos profissionais antes e depois. Os casos positivos serão encaminhados para as unidades de referência, para tratamento. No local, também serão disponibilizados preservativos e sachês de gel lubrificante.

Agentes Redutores de Danos e arte-educadores da Sesau estão atuando no Sítio Trindade, no Pátio de São Pedro e nos arraiais comunitários e descentralizados. O trabalho envolve abordagens e orientações ao público que estiver nos polos sobre redução de danos no consumo de álcool, cigarro, crack e outras drogas, além de sensibilização para prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Os profissionais ainda distribuem preservativos e sachês de gel lubrificante, além de realizarem troca de garrafas de vidro por garrafas plásticas.

VIGILÂNCIA  Neste mês, a Vigilância Sanitária (Visa) do Recife intensifica as ações que visam prevenir e reduzir as doenças provocadas pelo consumo de produtos alimentícios, com distribuição de folders, capacitação dos comerciantes e fiscalização no Sítio Trindade e também no Pátio de São Pedro. No último dia 11, a Visa capacitou 80 comerciantes que vão trabalhar durante o São João do Recife. O foco foram as boas práticas no manuseio de alimentos.

A Vigilância Epidemiológica manterá seu funcionamento 24 horas entre os dias 21 e 24, através do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs), dando respostas imediatas a surtos e emergências em saúde pública que por ventura venham a surgir.

Entre sexta (21) e segunda-feira (24), equipes da Vigilância Ambiental estarão de plantão para garantir vacinação antirrábica animal na Unidade de Vigilância de Zoonoses (mais conhecido como CVA), em Peixinhos. Agentes de Saúde Ambiental e Controle de Endemias (Asaces) intensificaram, na última semana, ações de vigilância e controle do mosquito Aedes aegypti, de roedores e de escorpiões nos arraiais montados pela Prefeitura e em locais estratégicos, como Porto do Recife, aeroporto, TIP e pontos turísticos da cidade.

Confira aqui as unidades de saúde do Recife que funcionam no São João.