Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 20.06.19 - 11h53

PCR disponibiliza Espaço de Proteção para Crianças neste São João

img_alt

Serviço funciona nos finais de semana do ciclo junino,até o dia 30, no Sítio Trindade (Foto: Cortesia)

 

Durante os finais de semana do ciclo junino, até 30 de junho, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos (SDSJPSDDH) da Prefeitura do Recife mantém instalado, no maior arraial da cidade, o Sítio Trindade, um Espaço de Proteção para ofertar atenção a crianças de 7 a 12 anos. As equipes itinerantes do Serviço Especializado em Abordagem Social de Rua (SEAS) convidam as crianças - a maioria em situação de vulnerabilidade, porque são levadas pelos pais que trabalham durante a festa – para ficar no Espaço, das 17h Às 23h.  

Cerca de 45 profissionais estão envolvidos na ação - entre educadores sociais, assistentes sociais, oficineiros e motoristas. As equipes ainda fazem sensibilização com material da campanha de enfrentamento ao trabalho infantil e identificação nos polos descentralizados. “O objetivo é identificar situações de vulnerabilidade e risco para as crianças”, explicou a gerente de Proteção do Recife, Valéria Monteiro.

No Espaço de Proteção são ofertadas atividades lúdicas para crianças – oficinas de arte, brincadeiras populares. Esses meninos e meninas também são cadastrados para depois serem acompanhados pelos profissionais que verificam se elas estão frequentando a escola e se há necessidade de inserção e programas sociais. “Com essa intervenção, muitos acidente e ocorrências graves com as crianças podem ser prevenidas”, alerta a secretária de SDSJPSDDH, Ana Rita Suassuna.

Público LGBT – A Gerência de Livre Orientação Sexual LGBT também faz sensibilização e divulgação dos serviços do Centro de Referência LGBT do Recife no Sítio Trindade e nos pólos descentralizados. As equipes promovem a campanha Recife Sem Preconceito e Discriminação. Adesivos são colocados nos banheiros femininos e masculinos com a frase: “Esse banheiro é de todos – Trans, cisgênero, hétero, gay, bi, assexual, negro, branco, com deficiência, gordo, magro, alto, baixo, pobre, rico”.