Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 24.06.19 - 14h57

Segunda-feira com muito arrasta-pé no Recife

img_alt

Só no Sítio Trindade, a programação montada pela Prefeitura do Recife contará com 16 atrações, como Cristina Amaral, Maciel Melo e o Quinteto Violado, celebrando os 100 anos de Jackson do Pandeiro. No Pátio de São Pedro, a festa também está garantida, com quadrilha e muito forró (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

O Sítio Trindade, maior arraial do Recife, recebe mais um dia de festa para celebrar São João. A programação preparada pela Prefeitura do Recife para esta segunda-feira do santo começa cedo, a partir das 15h, com o arrasta-pezinho para a criançada e segue com 16 atrações até o candeeiro se apagar. 

Para os pequenos matutos da capital, o balancê será comandado pela Cia de Dança, Ilana Ventura, Bailinho Maravilha e Cia Brasil, no Pavilhão das Quadrilhas. Depois, a programação segue por lá com Bruno Simpson, Gustavo Travassos e André Lin.

A poucos passos do Pavilhão, a Sala de Reboco tem programação a partir das 18h, com atrações como Edmilson do Pífano e Agostinho do Acordeon. 

A partir das 19h, o palco principal recebe Antúlio Madureira, Cristina Amaral, Maciel Melo e o Quinteto Violado, celebrando os 100 anos de Jackson do Pandeiro. 

Pátio de São Pedro – No arraial do Pátio de São Pedro, outras seis atrações celebram o santo do carneirinho. O arrasta-pé começa espetaculoso, com a Quadrilha Junina Mirim Evolução e segue com Dona Glorinha do Coco, Sagrama, Walmir Chagas (Véi Mangaba), Cikó Macedo e acaba com a Banda Fim de Feira.

Ontem – A véspera do santo foi de muita música e muita gente no Sítio Trindade. A partir das 15h, o Sítio já estava cheio de matutinhos para festejar São João com a Banda Alegria de Brincar e Tio Bruninho. Liliane Marques levou a pequena Olívia, de 11 meses, para estrearem juntas na programação junina do Sítio. “Nunca tinha vindo. Achei muito legal.”

O motorista Sebastião também fez questão de levar seu filho Mateus, com apenas cinco meses. Frequentador assíduo, queria apresentar a festa ao filho. “Sempre venho para o Sítio. Sou do interior da Paraíba e, quando não vou para casa, é no Sítio que eu brinco. A programação é muito boa em todos os sentidos: segura, gratuita, animada, ordenada e ainda perto de casa. A festa só melhora”, opinou.

À noite, o arrasta-pé continuou no Pavilhão, com Ska na Roça (Ska Maria Pastora toca Luiz Gonzaga), Vinil Gonzagueira e Fim de Feira.

Na Sala de Reboco, Trio Tangarás, Muniz do Arrasta-pé, Trio Veneno, Manoelzinho do Acordeon, Joquinha Gonzaga e Raphael Moura e Banda não deixaram ninguém parado.

No palco principal, quem embalou a multidão que lotou o Sítio na noite de ontem foram Rogério Rangel, Irah Caldeira, Cascabulho e Petrúcio Amorim, em shows inspirados.

Para não perder um minuto de balancê, Dona Luzinete, 72 anos, contratou até um personal, para não ter que ficar procurando par. “Adoro dançar. Dancei quinta, sexta, sábado, domingo... Só paro quando a festa acabar.”

No Pátio de São Pedro, a primeira noite de atividades começou bem, com a apresentação da quadrilha junina Brincant's do Ibura. Depois foi a vez do grupo Pernambucaneando fazer todo mundo dançar forró. Mas foi Nando Cordel, um dos homenageados do São João 2019 que levou o público ao delírio. Com grandes sucessos, o cantor e compositor fez todo mundo cantar junto.  

"O Pátio sempre reserva bons eventos. Achei lindo a quadrilha, e estou aproveitando pra dançar muito forró" disse Letícia Santos.Também se apresentaram neste domingo (23), Derico Alves, Luizinho Serra e Geraldinho Lins, encerrando os festejos da noite.

 

SÍTIO TRINDADE 

PALCO PRINCIPAL

Dia 24 

19h - Antúlio Madureira

20h20 - Cristina Amaral

21h40 - Maciel Melo

23h - Quinteto Violado: 100 anos de Jackson do Pandeiro

 

PAVILHÃO DAS QUADRILHAS

Dia 24 

19h – Bruno Simpson 

21h – Gustavo Travassos

22h30 – André Lin

 

INFANTIL NO PAVILHÃO

Dia 24 

15h - Cia de Dança 

15h40 - Ilana Ventura

17h - Bailinho Maravilha

18h - Cia Brasil 

 

SALA DE REBOCO

Dia 24 

 

18h – Antonio Paulino 

19h – Edmilson do Pífano 

20h – Geração Nordestina

21h10 – Agostinho do Acordeon

22h20 – Tonino Arcoverde 

 

 

PÁTIO DE SÃO PEDRO

Dia 24 

17h30 – Quadrilha Junina Mirim Evolução

18h – Dona Glorinha do Coco

19h – Sagrama

20h – Walmir Chagas (Véi Mangaba)

21h10 – Cikó Macedo

22h20 – Fim de Feira