Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 24.06.19 - 15h14

Arraiais de Bairro e Tradicionais promovem mais um dia de festa para São João nesta segunda-feira (24)

img_alt

O arrasta-pé preparado pela Prefeitura do Recife vai ser animado no Bongi, no Barro e no Ibura. Na Campina do Barreto, Morro da Conceição, Mustardinha, Cajueiro, Alto José do Pinho e Arruda, entre outros bairros, também vai festa, com apoio do poder público municipal (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

São João decretou que a segunda-feira (24) será de festa no Recife. A partir das 18h, vários bairros da cidade celebram o santo e as tradições juninas, na programação montada pela Prefeitura do Recife.

Neste domingo, vai ter festa nos Arraiais de Bairro do Barro, Bongi e Ibura, que celebram o último dia de programação junina pertinho de casa, e em mais dez Arraiais Tradicionais, que contam com o apoio da Prefeitura do Recife, montados na Campina do Barreto, Morro da Conceição, Mustardinha, Cajueiro, Ibura, Alto José do Pinho, Arruda, entre outros bairros.

Cezzinha, Muniz do Arrasta-pé, Andrezza Formiga e Ed Carlos, além das quadrilhas Matutinho Dançante e Mirim Fusão estão entre as atrações que vão espalhar alegria e forró pela cidade.

Ontem - O Arraial do Poço da Panela abriu, neste domingo junino (23), sua segunda noite de programação recebendo o Cavalo Marinho Boi Matuto da Família Salustiano. Em seguida, subiu ao palco Geraldinho Lins, que colocou todos para dançar ao som de sucessos como “Amor de Sertão”, “Destá”, “Xote conquistador” e outros. Depois foi a vez do forrozeiro Benil animar o público, que lotou o Largo do Poço da Panela.

Apesentaram-se ainda a Quadrilha Junina Matutada; André Macambira, com repertório de composições próprias e algumas releituras de mestres como Luiz Gonzaga e Dominguinhos; além da Banda Balaio de Cheiro e da dupla Edilza Aires e Bárbara Aires.

“Muito boa essa iniciativa da Prefeitura de oficializar esse polo que a gente já costumava frequentar. Este ano a estrutura está maior, as atrações estão muito boas, e isso acabou atraindo mais pessoas”, comentou Ana Clarissa Almeida, empresária, que estava no polo com o marido, as filhas e os sogros.

Totó

A segunda noite de Festa Junina do Bairro do Totó recebeu a Ciranda Pernambucana de Olinda do Mestre Ferreira, que abriu a festa com toda sua a tradição cultural. Logo após, a cantora Vania Airam desfilou um repertório cheio de sucessos de forró romântico. Já a Banda Januário fez um show com os maiores sucessos de forró e da música popular brasileira e a Quadrilha Junina Sapeca mostrou o espetáculo “O Último a Chegar é Mulher do Padre. O polo recebeu ainda shows de Cylene Araújo, George Luiz e Banda Confidências, que fechou a noite.

“A gente sempre viajava pro interior no São João. Desta vez não fomos e  foi muito legal ter essa opção de lazer perto de casa. Acho que valoriza as pessoas do lugar”, comentou dona Ivoneide Ângelo, dona de casa, que levou as netas Patrícia e Talita, de 8 e 12 anos, para forrozar.

Lagoa do Araçá

Em mais uma noite de programação, a Lagoa do Araçá mostrou porque é uma das principais rotas de festejos do Recife. Um numeroso público mais uma vez compareceu para prestigiar os shows deste domingo. Crianças, jovens, adultos e idosos puderam dançar e cantar ao som de Ciranda Dengosa, que abriu a programação, Quadrilha junina Raio de Sol, Nádia Maia, Trio Cordel e Nando Cordel.

Nádia Maia era uma das atrações mais esperadas da noite. Com toda energia e irreverência, a cantora colocou o público para cantar seus maiores sucessos, além de interpretar canções de nomes tradicionais da música brasileira.

O casal Alexandra e José Silva eram um dos mais animados. “O polo da Lagoa é sensacional. Divertido, muito familiar, além de proporcionar muitos shows bons”, pontuou. 

Bongi

Diversas atrações animaram a noite deste domingo (23) no Arraial do Bongi, na Zona Oeste do Recife. O Grupo Toadas de Pernambuco começou a noite com um samba de coco, em seguida, a Orquestra Lapada e o Forró de Maria animaram a festa com muito forró pé de serra. A Companhia de Dança Valdek Farias, conhecida por ganhar diversos concursos nacionais, também se apresentou e encantou o público. Logo depois, a Quadrilha Dona Matuta, Nilton do Baião e Luciano Ferraz animaram o arraial.

No meio do povo, a dona de casa Rosimere Mota chamava atenção. Ela esbanjava muita alegria junto com os filhos, netos e diversos familiares. “Todo o ano a festa de São João é aqui em casa, trago meus filhos, netos, genro, minha mãe também e a alegria está feita, curtimos o arraial na nossa porta e também o aconchego da família”, disse Rosimere.

A secretária de cultura do Recife, Leda Alves, assistiu à programação do Arraial do Bongi e disse que estava encantada e satisfeita com essa festa, que é feita pelo povo. “Realmente o São João do Recife é um São João da Paz porque há uma diversidade muito grande, misturada com a maior alegria, a maior animação. Quem faz o São João é o povo. O poder público só cria condições e espaços para os artistas se apresentarem”, explicou. 

Campo Grande

No Arraial de Campo Grande, a noite de domingo foi de muita música, leitura de simpatias juninas, leitura de poesias e apresentações de quadrilhas. A noite começou com Luciano Magno e André Rio, que cantaram diversas músicas autorais e também de nomes como o homenageado do São João de Recife, Nando Cordel, e do rei do baião, Luiz Gonzaga. Também embalaram a festa a Ciranda Santanna, Raminho do Acordeon, Kelly Benevides, as quadrilhas juninas Arrocha o Nó, Matutinho e Lumiar, além da atração mais esperada da noite: Michelle Melo

A cozinheira industrial Rosélia Moreira todo ano comemora o São João em Campo Grande. “Sempre tem atração boa. É ótimo para a gente dançar forró e curtir o São João”, disse.

Quem também vai para o Arraial de Campo Grande todos os anos é o artista plástico Sevi Sousa, morador do bairro vizinho, Hipódromo. Dessa vez ele levou os dois netos Letícia (10) e Tiago (7). “Estamos gostando da programação, é muito interessante. As crianças estão gostando, acho que é uma iniciativa ótima trazer a festa para as pessoas que não podem se deslocar para os polos centralizados, mas querem se divertir”, contou.

 

Confira a programação desta segunda (24):

ARRAIAIS DE BAIRRO

Barro

Dia 24

18h – Ciranda Imperial

19h – Lyzia Rocha

20h – Tuca Barros

21h – Quadrilha Junina 100Hora Nordestina

21h40 – Rodrigo Raposo

22h50 – Ed Carlos

0h – Seu Rosa

 

Bongi

Dia 24

18h – Ciranda Popular de Fortaleza

19h – Aldinho do Acordeon

20h – Lucinha Guerra

21h – Quadrilha Junina Matutinho Dançante

21h40 – Santa Dose

22h50 – Carlinhos Kaetés

 

Ibura

Dia 24

18h – Ciranda Praeira

19h – Walkiria Mendes

20h – Muniz do Arrasta-pé

21h – Quadrilha Junina Mirim Fusão

21h40 – Andrezza Formiga

22h50 – Cezzinha

0h – Banda Veneno

 

 

ARRAIAIS TRADICIONAIS

 

Arraial tradicional Bom Jesus

21 a 30 de junho

Rua dos craveiros, 328, Campina do Barreto

20h às 2h

 

Arraial tradicional Chapéu de Palha

21 a 24 de junho

Na praça do Morro da Conceição

18h às 2h

 

Arraial tradicional Deixa Falar

21 a 24 de junho

Av. Dr. Eurico chaves

A partir das 20h

 

Arraial tradicional de Todos da Mustardinha

22 a 24 de junho de 2019

Praça do ABC na Mustardinha

19h à 0h

 

Arraial tradicional do Cajueiro

22 a 24 de junho

Rua Alice Tibiriçá, 258

20h às 3h

 

Arraial tradicional Flor de Cheiro

15, 22, 23, 24 e 29 de junho

Rua Itaperuna, em frente ao número 17 – UR 02 – Ibura

20h à 1h

 

Arraial tradicional Forró Fácil

21 a 24 de junho

Rua Alto José Bonifacio, em frente à escola Cao Pereira, na quadra de esportes Bonifacio

19h à 1h

 

Arraial tradicional Luar do Sertão

22, 23, 24, 28, 29 de junho

Rua Rui Duarte, 120, Ambolê

19h às 2h

 

Arraial tradicional Dezesseis de Julho

22 a 30 de junho

Rua 16 de julho, 51, Arruda

20h às 2h

 

Arraial tradicional do Alto José do Pinho

21 a 30 de junho

Rua Severino Bernardino Pereira, em frente ao Caldinho do Biu

18h30 à 0h