Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 26.06.19 - 18h53

PCR entrega nova sede da UCIS Professor Guilherme Abath

img_alt

O local tem capacidade para receber mais usuários e ainda oferecerá novas práticas integrativas. (Foto: Ikamahã/SesauPCR)

 

A cozinheira Deni Anjos, 46 anos, é uma das usuárias mais engajadas da Unidade de Cuidados Integrais (UCIS) Professor Guilherme Abath, ligada à Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife. Nesta quarta-feira (26), durante o evento de abertura da nova sede do espaço, a paciente esbanjava alegria e comentava sobre as expectativas da mudança. “A casa é grande e está linda. Eu espero que, agora, nesse local maior, muito mais pessoas possam ser ajudadas, como eu fui”, comentou a paciente que, há seis anos, faz tratamento para depressão e síndrome do pânico na UCIS que se mudou da Encruzilhada para o Hipódromo.

Para marcar esse momento de transição, a Prefeitura do Recife realizou uma ação com atividades voltadas ao autocuidado e bem-estar já no novo endereço da UCIS Guilherme Abath, que fica na Rua Carlos Fernandes, n° 73, no bairro do Hipódromo. O local, que passou por uma readequação estrutural para cumprimento das necessidades terapêuticas, foi escolhido por ser um espaço que possui melhores condições de acolhimento dos usuários da rede municipal que utilizam as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS). Junto à mudança, chegam também novas atividades, como yoga, psicomotricidade relacional e meditação.

A programação desta quarta teve início com uma caminhada guiada por profissionais do Programa Academia da Cidade (PAC) e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) pelos arredores da UCIS e acompanhada pelo grupo de dança e percussão formado por usuários da Guilherme Abath. Ainda houve uma encenação com bonecos para apresentar a nova sede e toda a dinâmica de atendimento da unidade, além de explicar aos participantes como ter acesso aos serviços oferecidos no local. Durante o dia, também foram ofertadas sessões de reiki, auriculoacupuntura, automassagem, aulas de Tai Chi Chuan e danças circulares.

O secretário de saúde do Recife, Jailson Correia, conversou com os usuários presentes no evento e falou sobre a importância da entrega do novo espaço. "Estou muito alegre e emocionado neste momento que é tão significativo. Somos pioneiros no Brasil de diversas formas: no olhar, no cuidado e na promoção à saúde. As práticas integrativas são um serviço muito simbólico para o SUS e ajudam as pessoas a criarem o sentimento de bem-estar, que é muito maior do que somente a ausência de doenças. O sorriso estampado no rosto de cada um aqui nos mostra isso, na prática", vibrou.

As práticas integrativas são tratamentos que utilizam recursos terapêuticos alternativos aos tratamentos tradicionais, reconhecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS). A proposta é garantir o autocuidado, o bem-estar e a longevidade do paciente a partir da medicina complementar. Entre as práticas integrativas mais conhecidas estão acupuntura, meditação, pilates, homeopatia, fitoterapia, yoga, reiki, Tai Chi Chuan, osteopatia, entre outros.

De acordo com o coordenador da Política de Práticas Integrativas e Complementares do Recife, Nicolas Augusto, a maior procura dos usuários é para tratamento de dores no corpo, de origem muscular ou óssea, e de questões emocionais, como ansiedade e insônia. “As práticas integrativas têm potencial para fazer uma revolução na saúde pública. Elas são ferramentas baratas, acessíveis e prazerosas para alcançar a resolução de problemas dos usuários. Isso traz um grande engajamento e proporciona um excelente relacionamento da população com os nossos terapeutas”, explicou.

A UCIS Guilherme Abath é uma unidade referência na oferta de cuidado em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde. Em média, são realizados 1.500 atendimentos por mês. O local conta com o apoio de cerca de 20 terapeutas, entre médicos, profissionais de educação física, fisioterapeutas, psicólogos, farmacêuticos e nutricionistas. “Desenvolvemos cerca de 20 diferentes práticas integrativas e o antigo espaço já não estava mais dando conta da nossa alta demanda, por isso, a nova sede era tão necessária. Agora, temos novos ambientes para realização das práticas e isso nos permitirá oferecer um serviço com mais qualidade e conforto, além de poder ampliar o atendimento para a população”, destacou a gerente da unidade, Vera Macedo.

Os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que desejarem ser atendidos na UCIS Guilherme Abath devem buscar encaminhamento na unidade básica onde são cadastrados para, posteriormente, passar pelo acolhimento com os profissionais da unidade e encontrar a prática integrativa que melhor se adequa ao seu perfil. O espaço também oferece algumas atividades que são abertas à população.