Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU)

NOTÍCIAS

Mobilidade | 28.06.19 - 11h20

CTTU monta esquemas de trânsito para eventos neste fim de semana

 
Mais de 80 agentes de trânsito acompanharão os eventos para garantir a segurança viária do público e dos motoristas
 
A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) montou esquemas especiais de trânsito para os eventos que acontecerão nesta sexta-feira (28), sábado (29) e domingo (30), as programações envolvem festejos juninos e partidas de futebol. Ao todo, cerca de 80 agentes de trânsito estarão empenhados em acompanhar os eventos para garantir a mobilidade e a segurança viária. Além disso, a Central de Operações de Trânsito (COT) estará de plantão 24h monitorando os principais corredores viários, confira:

Hoje (28), acontecerá o Desfile das Bandeiras, no Bairro do Recife. O evento terá início às 18h e a previsão de término é às 19h. Os bloqueios serão itinerantes, ou seja, serão feitos e desfeitos conforme a passagem do público. No percurso, o público sairá da Rua Madre de Deus e seguirá pela Rua da Moeda, Rua Mariz e Barros, Rua do Apolo, Rua Barão Rodrigues Mendes e Praça do Arsenal.

Ainda nesta sexta-feira, das 19h à 1h, um efetivo com agentes de trânsito fará o monitoramento das vias próximas ao Sítio Trindade, para os festejos de São Pedro. No sábado (29) e no domingo (30), o monitoramento do trânsito na localidade será das 16h até as 3h do dia seguinte, nas proximidades dos seguintes pontos: Portão do Sítio Trindade, no cruzamento da Estrada do Arraial com a Rua Ferreira Lopes, no cruzamento da Rua Ferreira Lopes com a Rua Estrela, na Estrada do Encanamento por trás do Sítio Trindade e no cruzamento da Rua Bela Vista com a Estrada do Arraial.

Inicialmente, nenhuma via será bloqueada devido às festividades que acontecem no Sítio Trindade. Se houver necessidade, em virtude da grande movimentação de pessoas, a Estrada do Arraial será bloqueada em frente ao Sítio Trindade. Nesse caso, os veículos que vêm pela Rua Ferreira Lopes deverão entrar à direita na Rua Estrela até a Rua Desembargador Góis Cavalcante. Já os veículos que vêm da Rua Bela Vista deverão entrar à direita na Estrada do Arraial. Os condutores que vêm pela Rua Arnoldo Magalhães deverão entrar na Estrada do Arraial e seguir pela Rua Ferreira Lopes.

Na manhã do sábado (29), acontece a Marcha da Família, cuja concentração ocorrerá a partir das 7h na Avenida Rio Branco, no Bairro do Recife. Os fiéis caminharão em direção ao Cais da Alfândega, onde também será finalizada. Para viabilizar o evento, o Cais da Alfândega será bloqueado para o tráfego de veículos. Dessa forma, os condutores oriundos da Avenida Cais do Apolo poderão utilizar a Rua Madre de Deus para seguir em direção ao Centro ou à Zona Sul. A dispersão do público está prevista para às 12h, horário que o tráfego de veículos também será normalizado.

Ainda no sábado, haverá o jogo entre Náutico e ABC, no bairro dos Aflitos,  às 17h. A operação da CTTU terá início às 14h e será montada no entorno do Estádio Eládio de Barros Carvalho com o objetivo de garantir o deslocamento seguro dos pedestres, assim como a fluidez do tráfego. Uma equipe com agentes de trânsito, disposta em pontos fixos ou em motos e viaturas, irá monitorar as imediações do estádio até a dispersão total do público, prevista para acontecer por volta das 20h. Inicialmente, as ruas da Angustura e Manuel de Carvalho ficarão interditadas para a circulação de veículos e apenas moradores terão acesso ao local pela Rua Padre Silvino Guedes. A depender da movimentação dos torcedores, a Avenida Conselheiro Rosa e Silva será interditada no trecho entre a Rua Conselheiro Portela até Av. Santos Dumont e, neste caso, o fluxo de veículos da Av. Rosa e Silva será desviado pela Rua Senador Alberto Paiva.

Já no domingo (30), o jogo será entre Sport e CSA, às 16h, na Ilha do Retiro. A operação de trânsito terá início às 13h e será montada no entorno do estádio Adelmar da Costa Carvalho. Os agentes de trânsito vão atuar no local até a dispersão total do público, prevista para acontecer por volta da 19h. Serão monitorados pontos como a Avenida Engenheiro Abdias de Carvalho, Estrada dos Remédios, Túnel Chico Science e o cruzamento entre Avenida Governador Agamenon Magalhães e a Rua Paissandú. Inicialmente, apenas a Rua Tabaiares, que dá acesso ao estádio, será bloqueada. No entanto, os bloqueios poderão ser ampliados a depender da necessidade.