Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 28.06.19 - 15h25

Ações de Conscientização marcam o Dia Mundial do Orgulho LGBT no Hospital da Mulher do Recife

img_alt

Nas salas de recepção do HMR foram feitas palestras, ministradas por parte da equipe do ambulatório LBT: a assistente social Léa Valéria e a psicóloga Anita Ducastel. Elas explicaram o funcionamento e como é o acesso ao serviço (Foto: Cortesia)

 

No Dia Mundial do Orgulho LGBT, nesta sexta-feira (28), o Hospital da Mulher do Recife, organizou uma ação educativa que envolveu a divulgação do ambulatório LBT – que funciona na unidade, e também a conscientização sobre a diversidade de gênero. “Esse é um gesto de luta contra o preconceito que ainda existe. Que todos possam ser respeitados na sua individualidade”, afirmou o secretário de Saúde do Recife, Jaílson Correia, que acompanhou as atividades junto com a diretora geral do HMR, Isabela Coutinho.

Nas salas de recepção do HMR foram feitas palestras, ministradas por parte da equipe do ambulatório LBT: a assistente social Léa Valéria e a psicóloga Anita Ducastel. Elas explicaram o funcionamento e como é o acesso ao serviço. Também participaram da ação, Airles Neto, coordenador da Política de Saúde LGBT do Recife e Claytoon David, coordenador do ambulatório do Hospital da Mulher. 

O ambulatório LBT (lésbicas, bissexuais e transexuais) é um dos serviços especializados da unidade e foi criado com o objetivo de promover a saúde integral dessa população.

Para ter acesso ao serviço, a paciente deve procurar a unidade básica de saúde mais próxima de sua residência e, posteriormente, será encaminhada para o HMR. Mas, no caso do ambulatório LBT, a paciente pode conhecer o serviço e ter acesso à entrevista social, sem necessidade de marcação prévia. “O nosso serviço garante o respeito à diversidade e atendimento humanizado”, enfatizou a diretora Isabela Coutinho. 

Neste mês de junho, o Hospital passou a oferecer o tratamento de hormonização. A intervenção consiste em alterações no corpo com um tratamento hormonal, a partir da identidade de gênero. Com o incremento, a unidade passou a contar com mais um médico endocrinologista. O paciente Oliver da Rocha, 21 anos, é um homem trans que está passando pelo processo de hormonização. “Essa é uma construção. O hormônio não mexe só com a aparência, mas também com o seu lado emocional. Por isso, tem sido tão importante o amparo que eu tenho aqui, com a equipe multiprofissional que nos atende”, afirmou.                                           

Unidade da Prefeitura do Recife, o Hospital da Mulher do Recife está sob administração do HCP Gestão, organização social de saúde do Hospital de Câncer de Pernambuco.