Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 05.07.19 - 18h36

PCR e UFPE realizam pesquisa laboral com servidores com deficiência

img_alt

A proposta é aperfeiçoar as condições de trabalho dos entrevistados. (Foto: Cortesia)

 

A Prefeitura do Recife (PCR) e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) são parceiros numa iniciativa para identificar, por meio de pesquisa, com o recorte da vida laboral dos servidores municipais com deficiência física. Na manhã desta sexta-feira (05), no edifício sede da PCR, foi discutido o andamento da primeira etapa do levantamento realizado por alunas do Curso de Terapia Ocupacional da UFPE. Participaram da reunião representantes da Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude,Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos e da Secretaria de Administração e Gestão de Pessoas (SADGP), entre eles a secretária Executiva de Direitos Humanos, Elizabete Godinho e a Gerente Geral de Valorização do Servidor da SADGP, em exercício, Margareth Frazão, além da Gerente Geral de Gestão de Pessoas Inêz Perruci e a servidora Luciana Nery.

Na Prefeitura do Recife trabalham 453 pessoas com deficiência, sendo 376 da administração direta. A pesquisa está na primeira etapa de entrevistas com funcionários com deficiência física. A segunda fase está prevista para ser realizada no mês de agosto. O projeto chamado inicialmente "Desenvolvimento de Produtos de Tecnologia Assistiva de Baixo Custo no contexto Laboral", visa identificar as barreiras que impedem o pleno desempenho funcional dos servidores com deficiência.

O gerente da Pessoa com Deficiência do Recife ,Paulo Fernando, explica que a proposta é aperfeiçoar as condições para que esses servidores desempenhem melhor suas funções. “A previsão é que a pesquisa seja concluída até o final de outubro, com a entrega de equipamentos de tecnologia assistiva, de baixo custo, para os entrevistados que necessitarem desse apoio no desempenho de suas funções.