NOTÍCIAS

Infraestrutura | 11.07.19 - 18h28

Prefeitura antecipa entrega de obras da primeira fase de requalificação da Conde da Boa Vista

Entrega adiantada em 15 dias permitirá abertura da via para circulação de transporte público no trecho e antecipação das obras da segunda fase, compreendida entre as ruas do Hospício e da Aurora no sentido subúrbio-cidade.

A Prefeitura do Recife, por meio da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), inicia nesta segunda-feira (15) o primeiro trecho da segunda fase das obras de requalificação da Nova Conde da Boa Vista. A autarquia finalizou, antecipadamente, o primeiro trecho da primeira fase, entre as ruas da Aurora e do Hospício, no sentido cidade-subúrbio. Agora a intervenção será executada no sentido oposto. Com isso, o tráfego de transporte público voltará à normalidade no trecho já entregue, cujo prazo inicial de finalização estava previsto para o final do mês.

A obra da Nova Conde da Boa Vista teve início em abril. O plano de obras prevê um cronograma dividindo a via em seis trechos, em fases pré-determinadas. O principal corredor de ônibus e de pedestres do Recife vai contar com iluminação em LED, postes específicos para o pedestre, canteiro central ajardinado e floreiras nas calçadas, ampliação dos passeios públicos e bicicletários, entre outros equipamentos.

A intervenção possui seis fases divididas em duas frentes de obra. Os serviços começaram no sentido cidade/subúrbio para atender a maior parte da captação da rede de drenagem, mais próxima à Rua da Aurora.
  
Na Fase 01, que tem duração prevista de 120 dias, os serviços nos passeios públicos, na iluminação e nos demais equipamentos e mobiliários urbanos seguirão no sentido centro/subúrbio, nos trechos da Rua da Aurora até Rua do Hospício e da Rua Gervásio Pires até a Rua José de Alencar. No trecho entre as ruas do Hospício e Gervásio Pires, as intervenções serão realizadas no sentido subúrbio/centro.

A Fase 02 tem duração de 90 dias e prevê obras nos trechos entre as ruas da Aurora e do Hospício (subúrbio/centro); e entre José de Alencar e Soledade (centro/subúrbio). Na terceira fase, com duração de 120 dias, os serviços serão executados entre a Rua da Soledade e a José de Alencar (subúrbio/centro) e entre Soledade e Rua Oswaldo Cruz (centro/subúrbio). Com apenas 60 dias de duração, a Fase 04 compreende o trecho entre as ruas da Soledade e Gonçalves Maia (subúrbio/centro). A quinta fase terá 90 dias de duração e realiza o trecho entre as ruas Dom Bosco e Oswaldo Cruz, nos dois sentidos. O projeto será finalizado na Fase 06, que terá 90 dias de duração e irá beneficiar os trechos entre as ruas José de Alencar e Gervásio Pires (subúrbio/centro) e entre esta última e a Rua do Hospício (centro/subúrbio).

Trânsito - A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) informa que, com o término da obra, a sinalização vertical e horizontal da via interditada será completamente concluída e ela será liberada para circulação de veículos a partir das 6h do dia 15 de julho. Dessa forma, o trânsito voltará ao normal na via e o desvio pela Rua do Riachuelo será desfeito. Para esta fase, não haverá haverá mudança de circulação de trânsito devido às obras realizadas pela Emlurb na Avenida Conde da Boa Vista.
  
Transporte público – Como não haverá interdição de trânsito no trecho da requalificação da Avenida, o Grande Recife irá promover remanejamento provisório dos pontos de parada de 15 linhas que atravessam o corredor. O serviço completo pode ser conferido no