Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 18.07.19 - 18h36

Programa Chegando Junto promove mutirão de consultas com especialistas

img_alt

Este será o terceiro mutirão de saúde do Programa, no qual serão ofertadas mais de 400 vagas para consultas com especialistas e pequenas cirurgias. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)


Neste sábado (20), a Prefeitura do Recife realizará o terceiro mutirão de saúde do Programa “Chegando Junto”, que engloba um conjunto de ações da gestão municipal em prol da população que vive nas áreas mais vulneráveis da cidade. Através de uma parceira da Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife com o Hospital Maria Lucinda, as consultas ambulatoriais com especialistas e as pequenas cirurgias serão realizadas no próprio hospital filantrópico, que fica no Parnamirim, na zona norte do Recife, a partir das 8h.

A Sesau está disponibilizando mais de 400 vagas para consultas de cardiologia, ortopedia e otorrinolaringologia, além de cirurgias ambulatoriais. Todas são para usuários do SUS que estão na fila aguardando atendimento - portanto não haverá atendimento por demanda espontânea. No total, cerca de 25 profissionais participam dos mutirões.

São 150 vagas para consultas de cardiologia, 150 para ortopedia e 100 para otorrino, além de 35 vagas para pequenas cirurgias, como retirada de sinais e pequenos cistos. Os especialistas atenderão, por exemplo, pessoas que têm queixas de doenças ligadas ao coração, como hipertensão; problemas na coluna e nos joelhos, além de reclamações relacionadas a nariz, garganta e/ou ouvidos.

Profissionais do setor de Regulação da Secretaria de Saúde, responsável pelo encaminhamento dos pacientes para um especialista ou para marcação de procedimentos, estarão no local para marcar exames clínicos e de imagem, fisioterapia e encaminhamento para outras especialidades, caso seja necessário.

Nos dois primeiros mutirões, realizados em dois sábados de junho, no Hospital Santo Amaro, a Secretaria de Saúde do Recife ofertou 1.600 vagas para consultas em ortopedia, mas menos de mil pessoas compareceram às consultas agendadas. Por isso, é importante que os usuários mantenham seus dados cadastrais atualizados na unidade de saúde onde são atendidos para que possam receber as ligações da Sesau. Mais da metade das pessoas perdem oportunidade de marcar o atendimento porque a Secretaria de Saúde não consegue entrar em contato.