Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 22.07.19 - 15h28

Mutirões de consultas com especialistas do Programa Chegando Junto beneficiam mais de mil pessoas

img_alt

No último sábado (20), no Hospital Maria Lucinda, mais de 250 pacientes foram atendidos por médicos especialistas, diminuindo a fila de espera (Foto: Cortesia)

 

Mais de 250 pacientes do SUS que aguardavam consulta com especialistas foram atendidos, no último sábado (20), no Hospital Maria Lucinda, no Parnamirim, durante mutirão de saúde do Programa Chegando Junto, da Prefeitura do Recife. Desde junho, a Secretaria Municipal de Saúde já beneficiou mais de mil pessoas e reduziu as filas de espera por consultas com cardiologistas, ortopedistas, otorrinos e cirurgiões.

O Programa Chegando Junto engloba um conjunto de ações da PCR em prol da população que vive nas áreas mais vulneráveis da cidade. Nos dois primeiros mutirões de saúde, realizados em dois sábados de junho, no Hospital Santo Amaro, a Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife ofertou 1.600 vagas para consultas em ortopedia, mas menos de mil pessoas compareceram às consultas agendadas. Nesse último sábado, foram disponibilizadas mais de 400 vagas em consultas de cardiologia, ortopedia e otorrinolaringologia, além de cirurgias ambulatoriais. Mais de 25 profissionais participaram do mutirão no Maria Lucinda.

Mesmo com o tempo chuvoso do sábado, antes das 8h, a aposentada Sônia Souza, 76 anos, já estava na sala de espera aguardando o otorrino chamá-la. “Faz algum tempo que venho sentindo um zumbido no ouvido que não passa, então procurei o posto perto da minha casa, em Afogados, e fizeram esse encaminhamento para o especialista”, disse.

Assim como Sônia, a dona de casa Edilce Rodrigues, 56 anos, também recebeu ligação da Secretaria de Saúde do Recife avisando que ela teria acesso à consulta no sábado. “O cardiologista passou um exame que fiz aqui mesmo e levei para ele ver. Graças a Deus que hoje consegui resolver tudo no mesmo dia”, comentou.

Profissionais do setor de Regulação da Sesau, responsável pelo encaminhamento dos pacientes para um especialista ou para marcação de procedimentos, estavam no local marcando exames complementares caso fosse preciso. Foi o caso da dona de casa Fátima Souza, 59 anos, que veio da Várzea para uma consulta com um cardiologista. “Passei pelo médico e ele disse que preciso fazer um ecocardiograma. Já marquei aqui mesmo, para fazer daqui a alguns dias”, comemorou.

Enquanto aguardavam a vez, profissionais do Hospital Maria Lucinda, parceiro da Sesau na ação, realizavam aferição de pressão, teste de glicose e davam palestras e orientações sobre alimentação saudável. “Colocamos toda a nossa equipe à disposição para conversar com os pacientes sobre a importância de comer bem, de não ingerir sal e de beber muita água porque muitas vezes eles não conseguem assimilar muita informação na sala do médico, mas, na espera, é mais leve”, explicou a diretora-administrativa da unidade, Ana Cristina de Freitas.