Secretaria de Meio Ambiente

NOTÍCIAS

Meio Ambiente | 24.07.19 - 11h46

PCR celebra o Dia do Mangue com palestra sobre a preservação do ecossistema

 

Nesta sexta-feira (26) é comemorado o Dia do Mangue. Um dos ecossistemas mais presentes no Recife, os manguezais fazem parte da história e da paisagem da capital pernambucana. A Prefeitura do Recife celebra a data com palestra gratuita ministrada por Maíra Braga, gerente de Planos de Manejo da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, baseada no tema Mangue e Turismo de Base Sustentável, durante a programação do Mangue Day, nesta quinta-feira (25), das 9h às 12h, no Cinemark RioMar.

O Recife conta com 25 Unidades de Conservação da Natureza (UCNs), sendo que algumas delas protegem áreas de mangues, destacando-se o Parque Natural dos Manguezais Josué de Castro, com 320,34 hectares, abrangendo os bairros do Pina, Boa Viagem e Imbiribeira. Essas áreas são definidas por lei com o intuito de conservar suas características ambientais, protegendo a rica biodiversidade e contribuindo para a manutenção dos serviços ambientais e ecossistêmicos.

Durante o evento, Maíra Braga vai destacar os manguezais do Recife não apenas por sua importância para a conservação, mas também como ambientes que despertam interesse para visitação por turistas e moradores da cidade. “Os ambientes naturais do Recife, no diálogo com as paisagens urbanas e elementos culturais e sociais, constituem-se também como atrativos turísticos e como oportunidades para a sensibilização ambiental e percepção da cidade de uma forma diferenciada. Desta maneira, pode contribuir cada vez mais para a sustentabilidade local”, comenta Maíra. 

Mangue Day – Evento promovido pelo Shopping Rio Mar, que este ano será realizado nos dias 25 e 26 de julho, contando com debates sobre os manguezais e atividades socioambientais, como peça teatral infantil, apresentações culturais e mutirão de limpeza. Nas palestras estarão presentes também representantes do Instituto BiomaBrasil, do Espaço Ciência e da Associação Peixe-Boi-AL.  

Dia do Mangue - A Organização das Nações Unidas estabeleceu, em 6 de novembro de 2015, 26 de julho como o Dia Internacional para a Conservação do Manguezal. Nesta data é lembrada a morte, em 1998, do ativista do Greenpeace Hayhow Daniel Nanoto, durante um protesto em Muisne, no Equador. Em 2000, o país  passou a celebrar na mesma data, o Dia de defesa do Mangue. O mundo celebrou pela primeira vez essa data de destaque ambiental em 2016.

Os manguezais, segundo a ONU, abrangem 15,2 milhões de hectares, o equivalente a 0,4% da superfície florestal do planeta. No Recife, se estendem por cerca de 535 hectares.

Entre os benefícios ambientais do manguezal estão a proteção da costa contra enchentes e a manutenção da vida marinha, uma vez que peixes e outros organismos dependem desse ecossistema para completar seu ciclo de vida. Além disso, os mangues retêm carbono, contribuindo para mitigar os efeitos das mudanças climáticas.