Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 25.07.19 - 12h14

Espetáculo “Cartas” encerra a 17ª edição da Semana Hermilo

Peça conquistou o prêmio de pesquisa O Aprendiz em Cena, da Prefeitura do Recife, concedido a diretores iniciantes

Política, amigos, família, teatro e o amor pela arte da escrita. Esses foram os temas centrais que nortearam uma série de correspondências trocadas entre os escritores Osman Lins e Hermilo Borba Filho, entre 1965 e 1976. Mais de quatro décadas depois, a conversa entre os dois foi transformada em espetáculo teatral, dirigida pelo pernambucano Luiz Manuel, integrante do Coletivo Caverna. "Cartas" será encenada neste sábado (27) e domingo (28), às 20h, no Teatro Hermilo Borba Filho, encerrando a programação da 17ª Semana Hermilo.

De acordo com Luiz Manuel, a ideia de montar o espetáculo surgiu assim que ele soube da existência das cartas, no fim de 2018. A partir daí, passou a ler artigos científicos do professor Nelson Luís Barbosa, que produziu pesquisa pela Universidade São Paulo (USP) a respeito da amizade epistolar entre os dois amigos. Quando conseguiu acesso direto ao material, ficou encantado pela forma e linguagem com as quais os Osman e Hermilo conversavam, de tomar contato com os humanos por trás dos artistas, com seus vícios e virtudes ali expostos.

Ainda que situadas entre as décadas de 1960 e 1970, os diálogos entre Osman Lins e Hermilo Borba Filho fizeram com que Luiz Manuel refletisse sobre nosso tempo. "É como se estivessem falando exclusivamente sobre o presente, sobre fascismo, ditadura, do sacrifício em ser artista, da dificuldade de se viver desse ofício. É uma espécie de prova documental de que a história não é linear. Existe uma circularidade, um eterno retorno", expõe. Essa atualidade foi, para o diretor, o ponto que mais o impactou, refletindo também na concepção final da peça.

Segundo Luiz Manuel, "Cartas" é um espetáculo que se foca mais na mensagem do que necessariamente no aspecto dramático. A encenação se desenvolve em vários quadros, classificados pelo diretor como "socos". "Uma coisa vai puxando a outra, como se fosse representasse mesmo a fluidez de uma carta. A abertura do coração de alguém que quer falar para um amigo ou mesmo para alguém que não se conheça tanto, mas para a qual você tem a necessidade de mandar uma mensagem", descreve.

 

"Cartaz" conquistou o prêmio de pesquisa O Aprendiz em Cena, da Prefeitura do Recife, concedido a um diretor iniciante para trabalhar com um elenco experiente - formado pelos atores Claudio Lira, Fabiana Pirro e Paulo de Pontes. A iluminação é de João Guilherme, a assistência de direção é de Gabriel de Godoy, Alexandre Salomão e Lara Boone assinam o desenho de som, a produção é de Naruna Freitas. O Teatro Mamulengo, Jailson Marcos e Giselle Cribari são parceiros do projeto.

 

Serviço

 

17ª Semana Hermilo

Espetáculo “Cartas”, dirigido por Luiz Manuel

Estreia: Sábado (27) e domingo (28), às 20h

Onde: Teatro Hermilo Borba Filho (Cais do Apolo, s/n, Bairro do Recife).

Entrada franca (ingressos distribuídos uma hora antes, na bilheteria do teatro)

Informações: (81) 3355-3321/ 3321 - (81) 99226-7221 (Whatsapp)

centroapolohermilo.pauta@gmail.com