Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 30.07.19 - 13h14

Programa Chegando Junto leva os Espaços de Convivência Pertencer aos habitacionais da cidade

img_alt

Espaço vai beneficiar 25 famílias que moram no habitacional e expectativa é expandir projeto para outras localidades (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Na busca por fortalecer a presença das mulheres no mercado de trabalho e criar espaços recreativos voltados para primeira infância, o Programa Chegando Junto, criado pela Prefeitura do Recife, lançou nesta terça-feira (30) mais uma ação da iniciativa chamada Espaço de Convivência Pertencer. O projeto piloto nasceu no Habitacional Padre Miguel, em Afogados. A partir de agora, as mães que moram no local poderão contar com uma área para deixar seus filhos enquanto trabalham. Para garantir os cuidados específicos para a idade, as cuidadoras, que também são moradoras do local, estão matriculadas na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e fazem o curso profissionalizante de Brinquedista. O prefeito Geraldo Julio participou do lançamento e falou da importância do espaço para estimular a geração de renda entre as mulheres.

"A gente tem muita gente precisando de renda na cidade. O emprego sumiu para o povo brasileiro e o Governo Federal não conseguiu fazer o país crescer e retomar o emprego de carteira assinada. Por isso, as pessoas precisam se virar e obter uma renda. E para conseguir isso tem muita gente que leva os filhos juntos para trabalhar. Agora, o Espaço Pertencer, do Programa Chegando Junto, vai oferecer para 25 famílias aqui do conjunto a oportunidade para ir atrás de um trabalho, uma renda, durante o dia, sabendo que a sua criança ficou aqui, sendo cuidada, alimentada num espaço adequado", explicou o prefeito. O prefeito acrescentou ainda que este é um projeto piloto e será desdobrado para outros habitacionais da cidade. Na visita ao local, o prefeito também entregou a quadra totalmente requalificada.

Para a secretária de Habitação do Recife, Isabella de Roldão, a iniciativa tem um fator de empoderamento feminino. "É um espaço voltado para a convivência, mas que também tem um viés de empoderamento dessas mulheres. Afinal, elas poderão trabalhar tranquilas sabendo que as crianças estão bem cuidadas. Outro viés importante é o estímulo para que essas mulheres voltem às salas de aula. Por isso, todas estão matriculadas no EJA e, muitas delas, estão fazendo curso profissionalizante de brinquedista e já estão trabalhando aqui como estagiárias. Então é uma forma de voltar pro mercado de trabalho e, ao mesmo tempo, uma forma de empreender", defendeu Isabella.

O curso de brinquedista tem carga horária de 360 h/aula, distribuídas em três módulos ao longo de 18 meses, e auxiliarão nas atividades de recreação sob a inspeção de uma arte-educadora (coordenadora).

No total, a ação beneficiará famílias de 25 crianças entre seis meses e seis anos de idade, que ficarão sob os cuidados de 12 moradoras-colaboradoras do próprio habitacional.

No espaço, as crianças serão orientadas a brincar com qualidade por meio de recursos como brinquedos e jogos lúdicos para o melhor desenvolvimento da primeira infância. Além do salão, onde serão desenvolvidas as atividades, o projeto conta com um contêiner que funcionará como uma cozinha que servirá de apoio para a manipulação dos alimentos que serão servidos às crianças, e com uma quadra poliesportiva.

Para participar da ação, as crianças acima de quatro anos devem estar regularmente matriculadas em rede de ensino público ou privada, devendo seus representantes legais apresentarem, no ato da inscrição, declaração da instituição de ensino que ateste a matrícula e frequência escolar. O Pertencer - Espaço de Convivência funcionará de segunda a sexta, das 08h às 16h.

Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), a participação do trabalho das mulheres ainda é cerca de 30 pontos percentuais menor que a dos homens. E o acesso ao cuidado infantil pode ter um impacto positivo significativo nas taxas de emprego e no número de horas que as mulheres trabalham. As estatísticas também apontam que as mulheres mais pobres são diretamente impactadas por não terem com quem deixar os filhos.

Tárcia Ingrid dos Santos, 27 anos, é mãe de Humberto, 1 ano, e mora no habitacional desde 2009, ano da inauguração. Ela é uma das mães-colaboradoras do Espaço Pertencer e está animada com o curso de brinquedista. "Aqui antes estava muito deteriorado e a quadra estava quebrada. Era um perigo para as crianças. Agora está sendo um momento especial, porque é importante também adquirir essa convivência com outras crianças. Agora o Espaço Pertencer é diferente tem brincadeira, lanchinhos, café da manhã. As crianças estão muito bem cuidadas", contou.

A moradora Jaqueline Cesar também é voluntária do projeto Pertencer e está achando a experiência ótima. "É muito bom trabalhar em comunidades porque a gente conhece os outros moradores. Sem falar na renda extra que vamos ter", afirmou ela.

CHEGANDO JUNTO - Lançado em junho, o programa reúne uma série de ações divididas entre as áreas de assistência à população e apoio à geração de renda. Nessa segunda (29), o prefeito lançou as Frentes de Trabalho Miguel Arraes, que vai disponibilizar 2.700 postos de trabalho nas 311 escolas da rede municipal e em cem unidades de saúde espalhadas pela cidade. Já foram realizados mutirões de saúde, com consultas e exames, para reduzir as filas de espera nas áreas da cidade onde não há cobertura das Unidades de Saúde da Família (USFs) e minicursos de formação com foco no empreendedorismo e na geração de renda. Os primeiros ofertaram 60 vagas para moradores dos bairros do Cordeiro, Ilha do Retiro, Iputinga, Madalena, Prado, Torre e Zumbi.

Além disso, serão construídos três restaurantes populares e um abrigo noturno; o projeto Gera Cidadania vai oferecer oficinas pedagógicas e artísticas para crianças, adolescentes e jovens no contraturno escolar; mutirões de saúde, auxílio e assistência técnica aos moradores para reformar e construir suas casas, criação de espaços de convivência para as crianças que moram nos habitacionais da PCR são outras ações do Chegando Junto.