Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Turismo | 31.07.19 - 11h51

História e arquitetura se juntam em temas do Olha! Recife desta semana

img_alt

Roteiros gratuitos são oferecidos pela Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

O roteiro do Olha! Recife dessa semana contempla a história arquitetônica do Recife. No domingo (4), o foco é no estilo eclético, mostrando a incorporação de outros estilos durante toda a sua história, e, na quarta (7), é a vez do neoclassicismo, com suas formas geométricas e simétricas. O Olha! Recife é o projeto de sensibilização turística da Prefeitura do Recife, realizado pela Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, com o objetivo de oferecer passeios alternativos e gratuitos aos recifenses e também para turistas.

No domingo, o Olha! Recife a pé levará os participantes para ver de perto o ecletismo, um dos vários estilos arquitetônicos que a cidade do Recife absorveu durante a primeira década do século XIX. As Avenidas Marquês de Olinda e Rio Branco são exemplos desse estilo, com a presença de flores e laços barrocos decorando paredes, colunas clássicas e janelas pontiagudas góticas, dividindo o mesmo espaço. O roteiro tem saída às 9h, da Praça do Arsenal, no Recife Antigo.

O roteiro da quarta-feira mostrará a arquitetura no período Neoclássico na cidade do Recife. O estilo é conhecido pelo frontão triangular e as colunas gregas e durou pouco tempo na cidade, cerca de 40 anos, entre 1830 e 1870. O passeio passará pelo Teatro de Santa Isabel, Basílica da Penha, Igreja do Terço, Matriz de São José, Casa da Cultura, Assembleia Legislativa e o Ginásio Pernambucano. A saída será às 14h, também na Praça do Arsenal.

Todos os passeios do Olha! Recife são gratuitos e contam com acompanhamento de guias de turismo. As inscrições para os passeios devem ser feitas no site www.olharecife.com.br, nesta sexta-feira (2), às 9h. Para os roteiros desta semana estão sendo solicitadas doações de sardinha em lata ou doce do tipo goiabada.

 

SERVIÇO

Olha! Recife a pé (domingo)

Tema: Arquitetura Eclética no bairro do Recife

Dia: 04/08

Hora: 9h

Saída: Praça do Arsenal (Posto de Informações Turísticas)

 

Olha! Recife a pé (quarta-feira)

Tema: Recife Neoclássico

Dia: 07/08

Hora: 14h

Saída: Praça do Arsenal (Posto de Informações Turísticas)