Secretaria de Meio Ambiente

NOTÍCIAS

Meio Ambiente | 07.08.19 - 11h01

Serviço de poda de árvores para área particular pode ser solicitado online no Recife

 

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS), implantou mais uma novidade para facilitar e otimizar os serviços prestados para população. A partir de agora, o cidadão poderá solicitar online o serviço de poda de árvores em área particular, que passa a ser feito de forma rápida e segura. A intenção é utilizar os recursos tecnológicos disponíveis para tornar mais fácil a vida do recifense e desburocratizar os serviços oferecidos pela SMAS. Desde janeiro de 2019, já foram solicitados 1.947 serviços de podas em áreas particulares na cidade.

Ao acessar o site de licenciamento (http://licenciamentoambiental.recife.pe.gov.br/), o requerente deve clicar em ‘abertura de processos ambientais’, fazer o login e preencher o cadastro com as informações solicitadas. O requerente terá que informar as espécies a serem podadas, a estimativa de volume, a localização, a destinação dos resíduos, além de descrever os motivos da poda e os procedimentos técnicos a serem utilizados. A autorização será concedida automaticamente após o pagamento do DAM por parte do requerente e tem um custo que varia de acordo com a quantidade de árvores que receberão o serviço. É importante destacar que a poda de árvores em áreas públicas e calçadas é de competência única e exclusiva da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (EMLURB). Quem podar sem autorização está passível a receber multa que gira em torno de R$ 250 até R$ 5.000. O cálculo varia de acordo com o tipo de árvore podada ou cortada – raridade da espécie, porte da planta e lesões geradas à árvore.

A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade vem modernizando o atendimento ao cidadão e já são oito serviços referentes ao licenciamento ambiental, até o momento, que estão disponíveis 24 horas por dia, de forma online e imediata permitindo que o cidadão acesse a qualquer hora e em qualquer lugar. São eles: Consulta Inicial; Licença Prévia; Licença Simplificada; Licença de Instalação; Licença de Operação; Regularização Ambiental; Renovação de Licença e autorização ambiental para poda.