Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos

NOTÍCIAS

Políticas sobre Drogas | 08.08.19 - 17h33

Políticas sobre drogas estimulam os vínculos familiares

Parentes de usuários passam o dia juntos em atividades de integração.

Acompanhados pela equipe de Cuidado da Secretaria Executiva de Políticas Sobre Drogas – Sepod, da Prefeitura do Recife, familiares de usuários de álcool e outras drogas passam o dia, nesta sexta-feira (09), na Comunidade Terapêutica São Miguel Arcanjo, em Brejo da Madre de Deus. Com a proximidade do Dia dos Pais, eles participam de várias atividades de integração com a proposta de fortalecer  vínculos familiares, uma das estratégias fundamentais no cuidado com os usuários em acolhimento.
 
Periodicamente, especialmente em datas comemorativas, a exemplo do Dia dos Pais, as equipes da Sepod, junto à rede complementar, promovem eventos – culturais, esportivos, de lazer, oficinas, workshops, entre outras iniciativas -, para fortalecer os vínculos sociais e comunitários. “O uso de álcool e outras drogas, por se tratar de um problema social que envolve muitas políticas de estado - educação, esporte, lazer, cultura, seguridade social (saúde, assistência e previdência), habitação, segurança – requer ações integradas com a responsabilidade compartilhada entre governo e sociedade”, destaca a secretária de Política Sobre Drogas, Ana Paula Marques. 
  
*Rede Complementar*– A Prefeitura do Recife também oferece vagas, no sistema de rede complementar, por meio de convênio firmado com a Comunidade Terapêutica Oásis da Liberdade, localizada em Igarassu. Juntamente com a Comunidade São Miguel Arcanjo, em Brejo da Madre de Deus, são disponibilizadas 40 vagas para acolhimento voluntário de pessoas que fazer o uso abusivo de álcool e outras drogas que desejam fazer o acolhimento intensivo voluntário. “A ação segue o Plano de Acolhimento Singular-Pas, com o apoio da família e ou substituto”, informa Solange Pereira técnica gerente de Cuidado da Sepod. 
 
Programação:

Dia 09/08/19 (Quarta-Feira)
Evento: Ação integrada na Comunidade Terapêutica conveniada à PCR em Brejo da Madre de Deus.
Saída: 6h (Prefeitura da cidade do Recife)
Retorno: 17h
Local: Brejo da Madre de Deus
9h30 – abertura – Coordenação da Comunidade
9h35 - Apresentação SEPOD
9h40 – Equipe Inserção
9h45 – Equipe da Prevenção
10h – Partilha 
10h05 – Entrega de certificado
10h15 – Dinâmica
10h40 – Considerações Finais