Secretaria de Trabalho e Qualificação Profissional 

NOTÍCIAS

Trabalho e Qualificação | 08.08.19 - 18h25

Prefeitura dá a largada para o semestre letivo do programa Qualifica Recife

Secretário reuniu-se com gestores e professores das 16 escolas profissionalizantes; as aulas começam na próxima segunda (12).

O secretário de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo, Antônio Júnior, reuniu-se, na manhã desta quinta (8), com gestores e professores das 16 escolas profissionalizantes da rede municipal de ensino. O evento aconteceu na Escola Profissionalizante Dom Bosco, situada na avenida Norte, com o objetivo de marcar o início ao semestre letivo do programa Qualifica Recife e dar as boas vindas aos educadores.

As aulas do Qualifica Recife começam na próxima segunda (12). O programa ofereceu, para o 2º semestre deste ano, 4.469 vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional, com o objetivo de capacitar os alunos para o mercado e para a prática do empreendedorismo. “Quem tiver uma formação profissional vai ter muito mais chances quando as oportunidades surgirem. Estamos investindo na qualificação num momento em que o país ainda tem um número imenso de desempregados”, afirma o secretário.

Antônio Júnior falou também sobre os minicursos de qualificação profissional do programa Chegando Junto, que começaram em julho e já formaram 148 pessoas. “Essa nova iniciativa vem se somar ao Qualifica Recife e ao Prouni Recife para ampliar nossa gama de programas voltados à formação das pessoas. A Prefeitura investe em cidadania, não apenas em pedra e cal. Nosso objetivo é melhorar a vida do cidadão e facilitar sua inserção na sociedade”, destaca.

O Qualifica Recife já formou mais de 33 mil profissionais desde 2013. Gerenciados pela Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo do Recife, os cursos profissionalizantes do programa têm o objetivo de capacitar os alunos para o mercado de trabalho e para a prática do empreendedorismo. Neste semestre, foram oferecidas vagas em 46 cursos, nas áreas de Administração; Artes; Construção Civil; Higiene, Beleza e Saúde; Idiomas; Produção de Alimentos; e Vestuário.

No momento, o Chegando Junto está no bairro do Sancho, com cursos de manicure e pedicure; manutenção de bicicleta; bijuteria artesanal; e corte de cabelo masculino, São 40 horas de conteúdo teórico e prático, além de orientações sobre empreendedorismo.